O PDT de Caxias do Sul decidiu liberar os filiados para o segundo turno das eleições à prefeitura em relação ao apoio a Pepe Vargas (PT) ou a Adiló Didomenico (PSDB).
Nota enviada pelo presidente do PDT, Maurício Flores, diz:
"Venho informar que a Executiva Municipal do PDT _ Partido Democrático Trabalhista _ decidiu por unanimidade a neutralidade no segundo turno do pleito de 2020, no que tange ao direcionamento dos filiados. Cada membro deste partido terá o direito de fazer sua escolha sem o policiamento dos demais, pelo pleno exercício democrático."
O ex-candidato a prefeito Edson Néspolo (PDT), que ficou em terceiro lugar com 32.074 votos, vai anunciar sua posição nesta quinta-feira (19). Ele irá se reunir com lideranças, como o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho, vereadores do partido e o presidente Maurício Flores. A intenção é tomar uma posição conjunta. Também pretende ouvir o PP, que indicou o vice Edson da Rosa.
Néspolo, porém, antecipa que tem afinidade com Adiló.
_ Tenho mais afinidade (com Adiló), obviamente, mas quero fazer essa construção junto com lideranças do partido e tomar uma decisão em conjunto.
Sobre a derrota
Néspolo disse que gostaria de estar no segundo turno, mas avalia que Adiló elegeu seis vereadores (na coligação) e tinha uma estrutura de 140 candidatos, enquanto a sua coligação elegeu três vereadores e tinha 40 candidatos a vereador.
_ Puxa vida, eu quase chegar junto (a diferença foi de 0,96% dos votos válidos) com uma estrutura muito menor de campanha, é um negócio muito bacana. Fizemos uma campanha propositiva. Infelizmente, essa divisão muito grande, o Adiló começou a trabalhar antes, enfim, e colheu esse fruto _ disse Néspolo.
Ele acrescentou que sonhava com uma cidade bonita, bem cuidada, com entradas transformadas.
_ O bom disso tudo é que a gente trouxe uma discussão que há 20 anos nunca se falou e a cada ano se deixou mais o turismo, o cuidado da cidade, o lazer, o entretenimento de lado. Essa campanha serviu para resgatar esse debate. Espero que um dos dois que ganhar pense nisso, que é a saída para Caxias para a geração de emprego e renda. Estou um pouco triste, claro, porque a gente chegou pau a pau, mas feliz por ter dado uma contribuição, com dignidade e grandeza _ concluiu.