Jerusalém é a terra sagrada para o judaísmo, islamismo e cristianismo, três das maiores religiões monoteístas do mundo. O Deus dos cristãos é Javé para os judeus e Alá para os muçulmanos. São três as doutrinas teológicas, mas um só amor que os une. Por crer que o amor a tudo supera e a tudo suporta, hoje às 20h30min, a Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) apresenta na Quinta Sinfônica o concerto One Love, no UCS Teatro, em Caxias, com músicas sobre o amor de Deus entoadas desde sempre pelos filhos de Abraão, patriarca da fé para cristãos, hebreus e árabes. A promoção, é do Instituto Religare, sob coordenação do professor da UCS, Everaldo Cescon.
No elenco deste concerto, idealizado há pelo menos um ano, e que promete ser um dos mais significativos desta temporada da Osucs, além do corpo da orquestra, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, contará ainda com a participação do Coro Porto Alegre e do solista turco Mirac Ozkir. Pela primeira vez no Brasil, Mirac Ozkir pode vir a Caxias graças a ajuda financeira de Fatih Ozorpak, turco que reside em Caxias. Ozkir é muçulmano e diz ser um religioso praticante que se inspira nos ensinos de Fethullah Gülen e Kabir Helminski, que assim como o músico turco, moram nos Estados Unidos.
— Vamos celebrar a diversidade espiritual de Caxias na noite de hoje! É uma grande oportunidade para esta cidade aprender com diferentes tradições espirituais de todo o mundo — observa Mirac Ozkir, que toca uma flauta de bambu chamada ney.
Para Manfredo Schmiedt, maestro da Osucs, mais do que a dificuldade em reunir as partituras para o repertório desta noite, ou do trabalho do regente do Coro Porto Alegre com relação ao sotaque das palavras em hebraico ou árabe, está em executar um concerto com o coração, para acessar a alma.
— Acho tão legal, num concerto desses, termos a oportunidade de ouvir sonoridades diferentes do nosso cotidiano, e também desmistificar essas culturas, porque muitas vezes a gente fica sabendo de determinadas coisas ao longo da história da humidade, que são negativas a respeito desses povos — explica Manfredo Schmiedt.
Diego Biasibetti, violoncelista e maestro assistente da Osucs, e regente do Coral Porto Alegre, revela o que julga ser a apoteose do concerto desta noite.
— Pra mim, eu dividiria em dois esse "ponto alto" do concerto. Um deles, é a participação do Mirac Ozkir, tocando esse instrumento ney, que é diferente e inusitado, e que tem bastante representatividade na religião islâmica. E, na parte final, a execução de One Love, do Bob Marley, peça que termina o concerto, como uma unidade entre os povos — defende Diego Biasibetti.
A música é a linguagem universal, e nesta Quinta Sinfônica, mais do que nunca, essa máxima deve ser colocada à prova. Mas para além do valor das palavras de adoração ao Deus dos cristãos, hebreus e árabes, está uma mensagem de unidade.
— O Brasil é um país excelente que tem multiculturalismo como seu valor central. Os brasileiros devem proteger esse ambiente cultural único — observa Mirac Ozkir.
Programa
Sergei Prokofiev: Abertura sobre temas hebraicos, Op. 34
Max Janowski/Arr. Sandro Souza: Avinu Malkeinu
Leonard Cohen/Arr. Willames S. da Costa: Hallelujah
Debbie Friedman/Arr. Or Oren: Oseh Shalom
Ralph Vaughan Williams: Two Hymn-Tune Preludes
Cesar Franck: Panis Angelicus
Wolfgang Amadeu Mozart: Te Deum
Wolfgang Amadeus Mozart/Arr. Prosper Pascal: Marcha Turca
Anônimo/Yunus Emre/Arr. Sezgin Gezgin: Gel Gör Ask Beni Neyledi
Zhikr
Ali Ufki/Murad III: Uyan Ey Gözlerim Gafletten Uyan
Bob Marley/Arr. Davi Coelho: One Love
Solista: Mirac Ozkir (ney)
Participação: Coro Porto Alegre
Maestro: Manfredo Schmiedt
Agende-se
O quê: Quinta Sinfônica - Concerto One Love, com a Orquestra Sinfônica da UCS, participação do Coro Porto Alegre e do solista Mirac Ozkir
Quando: quinta-feira, dia 8, às 20h30min
Onde: UCS Teatro (Caxias do Sul)
Quanto: Ingressos entre R$ 15 e R$ 50, à venda na UCStore, na Galeria Universitária; na Pole Modas, em São Pelegrino; na Multisom, do Shopping Iguatemi; na Livraria do Maneco, no centro; e online no site da Blueticket.
Patrocínio: Unimed Nordeste.
Leia também
Conheça personagens da série global "Desalma", gravada na Serra
Semana da Fotografia apresenta mais uma exposição
Propostas para o Financiarte deverão ser entregues no dia 4 de setembro