Antes mesmo de a população de Caxias do Sul poder desfrutar do Parque das Araucárias, construído junto ao complexo Dal Bó, na zona norte, vândalos já depredaram parque dos equipamentos instalados na área. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que será responsável pela administração da área, identificaram danos em bebedouros e no parque infantil.
Leia mais
Ecoparque, em Caxias, terá anfiteatro e área para contemplar pôr do sol
Orçamento para construção do Ecoparque, em Caxias, será reduzido em até 25%
Ecoparque, em Caxias, vai ser construído em três etapas
Inicialmente chamado de Ecoparque, o espaço começou a ser construído no fim de 2016 pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e vai contar com pista de caminhada, ciclovia e espaço pet, entre outros equipamentos. Conforme a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, as depredações não devem atrasar a entrega do parque porque a data ainda não está definida e os equipamentos serão consertados.
— Não é uma situação extraordinária porque estamos sempre fazendo manutenção, mas é algo corriqueiro em toda a cidade, infelizmente — destaca.
Nesta semana, equipes da Semma implantaram sinalização e realizaram plantio e roçada no espaço. Apesar disso, segundo a secretária, ainda há ajustes a serem feitos antes da abertura ao público. Apesar disso, Patrícia afirma que a data de inauguração será divulgada em breve.
Embora vândalos tenham conseguido acessar a área, ela fica permanentemente fechada enquanto não pode ser desfrutada pela população. Quando estiver disponível, a segurança deve ser realizada pela Guarda Municipal, assim como outros espaços públicos. Segundo a secretária, não há previsão orçamentária para a contratação de vigilância privada. O espaço também terá horário de funcionamento limitado, ainda não definido. O Jardim Botânico, que fica na frente, atualmente funciona das 8h às 18h.