O PRB, partido do prefeito Daniel Guerra, que logo se tornará Republicanos, tem novo presidente em Caxias do Sul. Julio Cesar Freitas da Rosa assume o comando da executiva caxiense, em substituição a Heron Fagundes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24). A troca é atribuída a uma "sequência natural de projetos, para dar fôlego à sigla com vistas à eleição municipal de 2020".
— Os Republicanos têm em seu DNA a valorização da família e o entendimento de que o partido é necessário neste momento, mas secundário depois, porque quem é soberana é a população. Sempre vamos priorizar os interesses das pessoas, não de partidos — resumiu o novo presidente municipal.
— Essa mudança vem para enaltecer o trabalho e a vitória avassaladora e histórica nas urnas de 2016, na certeza de que a nova Executiva consolidará junto à população a próxima etapa do projeto para a nossa cidade — declarou o prefeito Daniel Guerra.
A tradução de "próxima etapa do projeto para a nossa cidade" é a vitória do governo na eleição em 2020. Com Daniel Guerra à frente, pois é o nome eleitoralmente viável.
Além de Freitas na presidência, a nova executiva municipal conta ainda com Cássia Andréa Azevedo Kuhn (1ª vice-presidente), Elisandro Fiuza Gonçalves (2° vice-presidente), Carmem Silvia Scussiato Tronco (1ª secretária), Tibiriçá Vianna Maineri (2° secretário), Francisco Antônio Guerra (1° tesoureiro), Luiz Pedro Pauletti (2° tesoureiro), Claudir Antônio de Bittencourt, Isadora Birck Guerra e Marcelly de Souza Paes Felippi (suplentes).
A troca de nome de PRB para Republicanos foi decidida em convenção nacional do partido realizada em Brasília no início do mês de maio. Falta cumprir as formalidades.