O prefeito Daniel Guerra (PRB) aproveitou a vinda do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na abertura da Festa da Uva, na sexta-feira, e entregou um ofício com pelo menos nove demandas. Ele solicitou a publicação da portaria de qualificação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Zona Norte que garante um aporte extra de R$ 250 mil mensais em subsídios da União, e a recomposição do repasse do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade. O déficit entre o que o município aplica nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares e o que é pago pelo governo federal ultrapassa o valor de R$ 7 milhões.
O documento reivindica ainda o parecer do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre dois projetos para a construção de escolas de educação infantil, o repasse de recursos para a compra de um ônibus escolar e reformas de escolas, a viabilização da inclusão do Aeroporto de Vila Oliva no plano de expansão da malha aeroviária da União, os novos projetos habitacionais para Caxias e a manutenção da BR-116.
Guerra cumpre o dever de reivindicar, mas em tempos de poucos recursos a cobrança precisa ser mais ostensiva e de apoio político. A contar pela presença no palco da abertura da Festa da Uva, os mais próximos são os senadores Lasier Martins (PSD) e Luis Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Carlos Gomes (PRB) e Marcel Van Hattem (Novo).
Resta saber se Guerra abrirá mão de sua convicção de evitar aproximações políticas.