Desde a última sexta-feira (4), a sala de espera da UPA da Zona Norte tem registrado grande quantidade de pacientes que buscam atendimento para situações de urgência e emergência em Caxias do Sul. Desde o fechamento do Postão 24 horas para reformas, no dia 17 de outubro, a unidade de saúde concentra os atendimentos que ocorriam no local e tem registrado uma demanda maior por consultas.
Leia mais
Movimento é moderado nas UBSs da Zona Oeste de Caxias após fechamento do Postão
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas
Na sexta, um usuário chegou a ficar por doze horas aguardando atendimento. Na manhã deste sábado (5), a reportagem esteve no local e constatou que a sala de espera estava lotada. No entanto, a situação foi se normalizando gradualmente, apesar da espera de cerca de duas horas. Segundo a Secretaria da Saúde (SMS), a demora ocorreu por conta da lentidão no sistema de prontuário eletrônico, que em alguns momentos chega a sair do ar, prejudicando o registro de consultas. Ainda de acordo com a SMS, o sistema deve retornar ao normal nos próximos dias.
A cuidadora Marlene Bernardi da Silva, 57 anos, moradora do lado Centenário, aguardava há cerca de uma hora na manhã desta sexta.
— Eu estou com dores na bexiga e vim fazer uma consulta. Tem que ter um pouco de paciência para ser atendido — afirma.
O cabeleireiro Cristian Elise, 21, também esteve no local para acompanhar a internação de um parente.
— Viemos ontem à noite e o tinha pessoas reclamando que ficaram até sete horas esperando. Mas hoje está até calmo – destaca.
Desde o fechamento do Pronto Atendimento, a Secretaria da Saúde orienta os pacientes que não precisarem de atendimentos de emergência a se dirigirem até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sua região. Além da UPA da Zona Norte, Caxias do Sul dispõe de 48 postos de saúde.