Desde o início desta semana, alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) integram um projeto inédito em parceria com a Marinha do Brasil. Ao todo, 14 alunos, divididos em três etapas, embarcam a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, o quinto maior laboratório flutuante do mundo, para participar de pesquisa e atividades acadêmicas in loco.
Uma parte da turma embarcou para o Rio de Janeiro na última segunda-feira. Eles ficarão 23 dias, com saída no município carioca de Niterói, e navegarão por toda costa marítima até o porto de Itajaí, em Santa Catarina. O projeto que estão integrando faz parte do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, chamado de Leplac.
O objetivo do plano é estabelecer o limite exterior da plataforma continental. Os demais alunos embarcarão em fevereiro e março.
– A Marinha fará uma série de pesquisas que vão embasar diversas pesquisas acadêmicas, e os alunos terão vivências de marinheiro e a chance de aprofundar conhecimentos em áreas bastante interessantes para a formação deles. Uma experiência única – explica a coordenadora do curso, Raquel Cristina Balestrin.
Uma seleção indicou os 14 participantes por meio de currículo, carta de intenção e histórico escolar. São alunos dos campus de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Na prática, cada etapa fará estudos do ecossistema marinho como um todo. O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira é um navio da Marinha do Brasil que é equipado para pesquisas oceanográficas em geologia e biologia e focado em pesquisas científicas.