No dia 12 de setembro, o Pioneiro publicou a terceira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O terceiro tema foi segurança.
A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 7 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.
Leia mais
Novo registra candidatura de Mateus Bandeira ao Palácio Piratini
O que pensa Mateus Bandeira sobre a saúde na Serra
O que pensa Mateus Bandeira sobre a educação da Serra
As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Educação, Saúde, Desenvolvimento e Infraestrutura.
Confira o que pensa o candidato Mateus Bandeira (Novo)
1. Aumentar o efetivo da Polícia Civil e da Brigada Militar
Mateus Bandeira: "Nossos efetivos policiais são os menores da história e com grande número de aposentadorias. Para viabilizar o aumento do efetivo das corporações, é fundamental colocar as contas em ordem e incentivar a permanência dos policiais que se aposentam muito cedo."
2. Ampliar o efetivo da Susepe na região
Mateus Bandeira: "Da mesma forma, a ampliação do efetivo de qualquer uma das corporações passa fundamentalmente pelo ajuste fiscal. Na atual situação financeira, não é possível estimar novas contratações. Além disso, defendemos parcerias público-privadas nos presídios, que diminuirão a necessidade de contratação de profissionais por parte do Estado."
3. Reestruturar delegacias com equipamentos e pessoal
Mateus Bandeira: "Além do ajuste das contas, defendemos parcerias com a iniciativa privada para também ampliar e agilizar os investimentos em estrutura, equipamentos e tecnologia. A Lei de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança, que viabiliza a destinação de parte dos impostos que as empresas devem ao Estado para a área, também é uma grande ferramenta."
4. A ampliação dos presídios de Vacaria, Canela e Guaporé
Mateus Bandeira: "A atual situação financeira do Estado não permite um compromisso com obras ou instituições específicas. O que é possível afirmar é que vamos buscar financiamentos federais para construir novos presídios e lutar para que o custo de cometer um crime seja elevado a ponto de fazer as pessoas terem medo de cometer crime e serem presos pela polícia."
5. Uma cadeia pública para Caxias do Sul
Mateus Bandeira: "Vamos fazer um diagnóstico das demandas e carências regionais e construir novos presídios buscando financiamentos federais e apoio de parcerias público-privadas."
6. Estímulo ao cercamento digital dos municípios
Mateus Bandeira: "Nós defendemos todo o tipo de utilização da tecnologia que possa auxiliar na segurança pública e faremos o ajuste fiscal para viabilizar mais investimentos em tecnologia, gestão e processo. A recente aprovação da Lei de Incentivo à Segurança Pública também vai ajudar o Estado a ampliar os investimentos em parceria com a iniciativa privada."
7. Ampliar a oferta de perícias na Serra
Mateus Bandeira: "A criminalidade se combate com ações rigorosas e integradas, com efetivo no policiamento e também com a valorização da inteligência científica, para ampliar a investigação e a resolutividade dos crimes."