Após cerca de um ano no cargo, a médica Deysi Piovesan deixou a titularidade da Secretaria da Saúde de Caxias na última sexta-feira. Quem assume a função é o administrador Geraldo da Rocha Freitas Júnior. Em coletiva na tarde desta segunda-feira, a ex-secretária falou pela primeira vez sobre a mudança.
Leia mais
Vereadores ficam surpresos com troca de titular na Secretaria da Saúde de Caxias
Prefeitura de Caxias tem novo secretário da Saúde
Conforme Deysi, já havia um acordo com o prefeito Daniel Guerra (PRB) que previa a saída do cargo no momento da aposentadoria (Deysi é servidora municipal), mas ela decidiu antecipar o movimento em alguns meses.
— Chegou um ponto em que projetos familiares, de vida pessoal, exigiam também a minha energia e não teria mais como compatibilizar todo o tempo e dedicação que esse cargo exige — aponta.
No último ano, a saúde pública em Caxias enfrentou dificuldades, como a persistente insuficiência de médicos para atender a população. Ao mesmo tempo, a solução defendida pelo município para a dificuldade, o programa UBS+, foi rejeitada pelo Conselho Municipal de Saúde por incluir a gestão compartilhada do Pronto-Atendimento 24 H0ras (Postão).
Segundo a ex-secretária, porém, estes fatores não tiveram influência na decisão.
— As razões que me levaram a sair do cargo são estritamente pessoais. Eu tinha consciência dos desafios quando entrei. Em nenhum momento, a pressão vinda de fora me incomodou — garante.
A ex-secretária avalia o tempo a frente da pasta da Saúde como árduo, mas feliz. Para Deysi, o maior desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), além do subfinanciamento, é conseguir mudar a concepção da população, profissionais e gestores, para direcionar as prioridades para a rede básica. Como conquista do período, a servidora aponta a apresentação do programa UBS+, que acredita que será posto em prática pela gestão municipal.
— Eu tive a satisfação de participar junto com a equipe da elaboração do programa, desde a fase de diagnóstico do problema, até a proposta para fortalecer a rede básica com a escassez de recursos e limitação de recursos humanos que temos. Eu agradeço toda a confiança que depositaram em mim. Acho que venci uma etapa e hoje, com muita tranquilidade, passo o bastão, para dar continuidade ao projeto — conclui.