Desde que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal começou a receber denúncias sobre animais silvestres vítimas de atropelamentos ou maus-tratos em Caxias do Sul, em 2017, mais de 50 resgates foram realizados na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), os atendimentos são feitos por uma equipe veterinária. A maioria dos resgates é realizada em decorrência de atropelamentos, que ocorrem em estradas da cidade. Corujas e cervos, que estão em extinção, estão entre os animais atingidos.
Conforme a pasta, a expansão dos núcleos urbanos é uma das causadoras do problema, já que acaba invadindo parte do habitat natural das espécies. Após receberem os cuidados necessários, se estiverem em condições, os animais são reintroduzidos na natureza.
Além de receberem atendimento após acidentes, os animais silvestres também são resgatados de situações de maus-tratos. Papagaios e cobras, por exemplo, geralmente são vítimas de tráfico e resgatados de cativeiros.
COMO DENUNCIAR
Casos de animais em vulnerabilidade social podem ser denunciados pelo telefone (54) 3901-1445 ou presencialmente na Semma, que fica na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308, com atendimento das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. Denúncias também podem ser feitas por meio do site da prefeitura.