Após denúncias de descarte irregular de lixo em Farroupilha, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) localizou um caminhão da prefeitura depositando resíduos sólidos às margens da RS-813, rodovia que leva a Garibaldi. A administração municipal foi notificada para apresentar comprovação de que o terreno está licenciado para isso. A documentação deve ser apresentada até a semana que vem.
No local, foram encontrados principalmente sofás velhos, plásticos, papel e latas, mas também havia outros resíduos. Segundo o comandante da Patram de Caxias do Sul, sargento Paulo César Rodrigues do Santos, a verificação inicial aponta que a vegetação nativa foi prejudicada. Uma parte do espaço é, inclusive, área de preservação permanente.
— Há um forte indício de crime ambiental — afirma o comandante da Patran de Caxias do Sul.
Se as irregularidades forem confirmadas, o município poderá ser multado e obrigado a recuperar a área degradada. Além disso, poderá responder na área criminal.
A reportagem tentou contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Fernando Silvestrin, para obter o posicionamento da prefeitura sobre o assunto, mas ele não atendeu às três ligações, realizadas entre 10h50min e 11h30min.
Leia também
Concurso público de Nova Roma do Sul tem cargos com salário de até R$ 8,2 mil
Polícia Federal diz que gerente do MTE de Caxias do Sul operou fraude que ultrapassa R$ 20 milhões