Caxias do Sul recebe sexta-feira e sábado a primeira etapa do Trote Solidário 2018, iniciativa do núcleo acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A campanha envolverá estudantes de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As ações incluem doação de sangue e arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza em supermercados.
O projeto foi criado para engajar a comunidade na ação solidária convocada pelos futuros médicos e combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, a inciativa envolve 17 escolas médicas de 11 cidades. Além de Caxias do Sul, as ações ocorrem em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lajeado e Passo Fundo. Nas semanas seguintes, seguem em Santa Maria, Uruguaiana, Rio Grande e Pelotas.
Na edição de 2017, o projeto atingiu aproximadamente 3 mil pacientes com 730 doações de sangue (cada doação pode salvar até quatro vidas) e arrecadou mais de 35 toneladas de alimentos (uma tonelada alimenta 80 pessoas com três refeições durante 30 dias).