A prefeitura de Caxias do Sul renovou parcerias com entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes. Os aditivos têm duração de 13 meses. A renovação foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica) na semana passada.
Segundo planejamento da Fundação de Assistência Social (FAS), um novo chamado para reordenação dos serviços deve ser realizado no fim desse prazo. O motivo, segundo Rosana Menegotto, presidente da FAS, é reorganizar as atividades para atender um público prioritário maior, que são atendidos pelo Bolsa Família e estariam em maior vulnerabilidade.
O correto seria que os encaminhamentos das crianças e adolescentes atendidas viessem indicadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Hoje, muitas famílias obtêm o benefício diretamente na entidade.
— Então a gente não tem certeza que essa família é publico prioritário - afirma Rosana.
Para essa mudança acontecer, o município pretende reestruturar os Cras. Até outubro desse ano, a prefeitura pretende concluir o novo edital para finalizar o processo a tempo de manter o atendimento no ano que vem.
Atualmente, 3,1 mil crianças e adolescentes são atendidas por 28 projetos de entidades. A Criança Feliz, que atende 230 crianças, é que a mais recebe recursos: R$ 208 mil por 13 meses.