Neste ano, a Páscoa em Gramado terá uma semana a mais. A prefeitura do município apresentou nesta terça-feira (6) a programação para o período festivo, que tem como tema "O Doce Sabor de Gramado". Serão 24 dias de desfiles, procissões e, é claro, muito chocolate, com a expectativa de atrair cerca de 400 mil visitantes.
Leia mais
Prefeitura de Gramado quer tornar cidade interativa
Prefeitura de Gramado abre concurso com mais de 100 vagas e salários de até R$ 12 mil
De acordo com Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelo evento, a programação da Páscoa, que inicia já no dia 16 de março, foi pensada para destacar os atrativos da cidade e também resgatar a importância espiritual da data.
— A essência da Páscoa é a ressurreição de Jesus. Vamos ter a festa do melhor chocolate do Brasil, mas também destacar a religiosidade — antecipa.
Para cumprir essa meta, o município aposta em apresentações artísticas, espetáculos lúdicos e no reforço da decoração temática, que recebeu investimentos de R$ 360 mil (veja mais abaixo). Além disso, lojistas da cidade são incentivados a decorar as vitrines, por meio de um prêmio para a melhor fachada.
Um dos destaques da programação são as Paradas de Páscoa, desfiles que passarão pela Avenida Borges de Medeiros, rua central da cidade. Conforme o diretor do espetáculo, David de Souza, a ideia é destacar a parte divertida da celebração.
— Queremos trazer o lúdico para a rua. A alegria, que as pessoas olhem e lembrem da infância.
Os desfiles incluirão danças, música e carros alegóricos, um deles caracterizado como a casa de doces da fábula infantil João e Maria.
— Gramado é cultura. O que falta em tantas cidades, aqui transborda — define o diretor.
A parte espiritual, intitulada Gramado Aleluia, traz as tradicionais procissões de Ramos de Passos, em que atores encenam os últimos momentos de Jesus, além de missas na Igreja Matriz.
Evento tem investimento de R$ 900 mil
Cerca de R$ 900 mil reais devem ser investidos na Páscoa em Gramado. De acordo com Edson Néspolo, R$ 500 mil vêm de recursos próprios da Gramadotur, R$ 100 mil da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), parceira do evento, e os outros R$ 300 mil devem ser captados com patrocinadores nos próximos dias.
— Esses R$ 500 mil da Gramadotur são oriundos do lucro que deu o Natal. Acredito que é um investimento bem válido, a decoração vai aparecer mais — projeta.
É justamente para garantir o retorno deste investimento que o evento será estendido em uma semana, em relação ao ano passado, e irá até o dia oito de abril.
— Estendemos a programação para pegar a primeira semana de abril, que é o período de pagamento, e possibilitar com que os realizadores tenham um bom retorno. Também esperamos muitos visitantes do Uruguai e Argentina — declara o presidente.
O presidente da Achoco, Altanísio Ferreira de Lima, estima um aumento de 12% nas vendas em relação ao ano passado, quando foram comercializadas cerca de mil toneladas do doce. Para Néspolo, é a mobilização em torno de eventos como a Páscoa que torna Gramado case de sucesso turístico.
— Mal terminamos a programação de Natal e começamos com a Páscoa. Por isso que Gramado é o que é, ela se renova constantemente — define.
Confira a programação dos primeiros dias da Páscoa em Gramado
:: 16 de março - sexta-feira
20h - Abertura com Orquestra de Violões - Rua Coberta
:: 17 de março - sábado
10 às 20h - Espaço Kids - Rua Coberta
14h - André Goliardos, Conto de Páscoa - Rua Coberta
16h - Parada de Páscoa - Av. Borges de Medeiros
18h - Candy Bellotto e Laerte Hugentobler, violão e voz em estilo clássico - Rua Coberta
:: 18 de março - domingo
10 às 20h - Espaço Kids - Rua Coberta
14h - Bonecos da Só Rindo - Rua Coberta
16h - Era uma vez João e Maria - Rua Coberta
18h - Palhaçarinas - Rua Coberta
A programação completa pode ser conferida no site pascoaemgramado.net.br.