A prefeitura de Farroupilha pretende comprar, neste ano, até cinco novas câmeras de monitoramento para auxiliar na segurança do município. A intenção é trocar equipamentos mais antigos.
Conforme o secretário de Gestão, Vandré Fardin, esse processo de substituição começou de forma gradual no ano passado, com cinco novas câmeras. A ideia é substituir os 22 equipamentos aos poucos para implantar tecnologia mais avançada.
Segundo a Brigada Militar (BM), dois equipamentos estão fora de funcionamento e a manutenção depende da prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (14), Fardin disse que ainda desconhecia o problema, mas que a manutenção ocorreria em breve.
O Major Luis Fernando Becker, comandante do 36º Batalhão da Brigada Militar, diz que é comum que as câmeras sofram danos porque são muito sensíveis às condições climáticas. Segundo o comandante, porém, a situação não chega a causar grandes problemas para o monitoramento. A demanda em relação aos equipamentos, segundo ele, é principalmente a substituição por câmeras mais novas e com melhor qualidade.
O fornecimento dos equipamentos é de responsabilidade do município. Já o monitoramento fica por conta da BM, que conta com uma central junto ao batalhão de Farroupilha.