Caxias do Sul tem sete novos loteamentos. A prefeitura já aprovou três projetos neste ano. Com outros quatro empreendimentos que foram regularizados no ano passado, o município conta com 648 terrenos novos, com tamanhos distintos.
De acordo com Paulo Demori, diretor de uso do solo da Secretaria Municipal do Urbanismo, a expansão maior ocorre nas regiões Norte e Oeste da cidade.
O maior bairro que está surgindo em Caxias é o Praça do Sol, com 267 lotes residenciais, na zona Oeste da cidade. Ele fica próximo ao Cidade Industrial e ao acesso à estrada que leva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O projeto foi aprovado neste ano.
Outro loteamento de grandes proporções, aprovado no ano passado, é o Le Parc, com 109 terrenos no bairro Interlagos. Há também um novo loteamento industrial, o José Tomé, que está surgindo às margens da RS-122, próximo do Viaduto Torto.
Os demais empreendimentos são o Villa Catarina, no entorno do bairro Desvio Rizzo; o Dionysio Adami, na região de Nossa Senhora das Graças; o Nonna Giulia, nas proximidades da Linha 40; e o Zanol, perto do bairro Planalto.