Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário de Segurança, Cezar Schirmer, do chefe de Polícia Civil, Emerson Wendt, e do anfitrião, delegado regional da PC, Paulo Roberto Rosa da Silva, foi inaugurada oficialmente, a Central de Polícia de Caxias do Sul, no Jardim América.
A Central, de cerca de 700 metros quadrados, abriga há algumas semanas a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa e a Delegacia de Trânsito em um único prédio.
A estrutura levou 29 anos para ser erguida, desde a doação do terreno por parte do município ao governo do Estado em dezembro de 1988. A obra levou sete anos.
Para o delegado regional, os beneficiados são os usuários e os servidores, que tem um ambiente equipado, climatizado e adequado ao atendimento.
– Uma obra com todos os aspectos de modernidade: acessibilidade, vítima e autores não tendo contato, salas para OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para Defensoria Pública, para adolescentes infratores. Facilita porque antes tínhamos um local acanhado que dificultava o atendimento. E, também é bom para a autoestima do servidor.
O delegado disse que seis viaturas compradas com recursos destinados pela Justiça já estão reservadas para as delegacias de Homicídios, DDPA, da Mulher, de Proteção à Criança e ao Adolescente e 3º Distrito Policial. Paulo lembrou ainda que 11 veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, agora estão sendo empregados pelo setor de inteligência da Polícia Civil.
Os principais anúncios ficaram por conta de Schirmer. O gestor deu datas para o tão esperado edital do concurso para 1,2 mil agentes (escrivães e inspetores) da Polícia Civil – segunda ou terça-feira da semana que vem –, para o concurso para delegado, previsto para início de janeiro, e para a entrega das viaturas compradas pela Brigada Militar (BM), a partir do dia 21 deste mês.
O concurso da Civil deve suprir um déficit de mais de 30 anos que gira em torno de 50% de efetivo, segundo a 8ª Delegacia Regional de Caxias.
Já as viaturas para BM serão liberadas em dois lotes. O primeiro deve ter 106 veículos. A maioria, cerca de 60 deve ficar em Porto Alegre, e as demais 46 serão distribuídas por cidades do Estado. O segundo lote, com as 102 restantes, deve ser entregue em janeiro. Os municípios e as quantidades não foram divulgados. A possibilidade é que Caxias esteja contemplada na segunda distribuição.
Schirmer ainda projetou que os novos agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) terminem o curso e comecem a atuar em março de 2018.
No pronunciamento, Sartori falou que segurança pública é prioridade do governo. Sobre a falta de dinheiro para investir na área, disse que não quer que o governador que vier depois dele passe pelo mesmo constrangimento.
O ato encerrou-se com a bênção de dom Alessandro Ruffinoni, bispo diocesano, e o descerramento da placa da Central de Polícia.