A prefeitura de Caxias do Sul deve lançar na segunda-feira da semana que vem uma consulta popular nas redes sociais para ouvir a opinião pública sobre a construção de uma terceira casa prisional na cidade.
A Assessoria de Comunicação disse que o prefeito Daniel Guerra quer saber se os moradores querem ou não um novo presídio no município. A forma como se dará a consulta, que rede social será utilizada e como serão filtradas as opiniões _ para, por exemplo, considerar a opinião somente de moradores de Caxias ou região_ serão divulgadas na quinta-feira. A medida surge depois de a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) acenar com a possibilidade da construção que terá recursos federais em Caxias, já que a obra não será realizada em Osório.
A estrutura será construída com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e terá em torno de 400 vagas. Caxias do Sul tem a vantagem de já possuir um terreno já disponível, ao lado da atual Penitenciária Estadual, no distrito do Apanhador. Porém, a própria Susepe já havia dito que o interesse da cidade seria decisivo no processo de escolha.
Ainda na semana passada, a Câmara de Vereadores e o secretário de Segurança de Caxias se mostraram favoráveis à obra.