Uma campanha lançada nesta quarta-feira quer combater o número de trotes feitos ao 190 em Caxias do Sul. Até o final de outubro deste ano, 23,5% dos chamados ao número de emergência da Brigada Militar (BM) foram trotes. Esses tipos de ligação congestionam as linhas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Caxias, que concentra o atendimento.
De acordo com o artigo 340 do Código Penal, é crime "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado". A pena prevista é de detenção de um a seis meses, ou multa.
Conforme o comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar de Caxias, major Jorge Émerson Ribas, uma agência de publicidade desenvolveu a campanha, intitulada 'Trote é crime', gratuitamente. Parcerias com outras empresas foram firmadas para a divulgação do material.
Segundo dados da BM de Caxias, em todo o ano passado, foram 332.938 chamados ao 190. Desses, 89.146 foram trotes, o que corresponde a 27%.