O mau tempo que atingiu a região da Serra na madrugada desta quinta-feira até o começo da manhã causou transtornos em diversas cidades. Em Farroupilha uma árvore caiu sobre uma casa na Rua Bortolo Grendene, nº 123, no bairro Imigrante. A moradia teve a parte superior destruída. Um vizinho do local contou à reportagem que os moradores não estavam na residência no momento da queda. Segundo ele, um casal e duas crianças, de um e três anos, vivem na casa. Mas, por volta da 1h da madrugada, os pais teriam saído da residência e deixado os filhos no piso inferior, na companhia da avó. Conforme informações do Corpo de Bombeiros da cidade, ninguém ficou ferido.
A equipe também recebeu, até as 7h, ao menos 10 chamados de destelhamentos em bairros distintos de Farroupilha: uma casa localizada na Rua Ernesto Fetter, no bairro Santa Catarina, teve as telhas arrancadas pelo vento. Nesta quinta, diferentes regiões do Estado estão sob risco de alagamentos, deslizamentos, ventania e trovoadas.
Houve queda de árvores na ERS-122, próximo à Curva da Morte. De acordo com o Grupo Rodoviário de Farroupilha, a pista não está bloqueada. A queda de uma árvore também bloqueou o trânsito perto da Ponte da Maestra, entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, com interrupção no trânsito no sentido Flores-Caxias.
Leia mais:
Médicos em greve em Caxias serão investigados pela Corregedoria-Geral do Município
Empresário morre prensado por trator em Flores da Cunha
Em Caxias do Sul, os bombeiros registraram ao menos dois casos de destelhamento até as 7h30min: um no bairro Pôr do Sol e outro no Loteamento Victório Trez. Há registros também de queda de árvores nos bairros Desvio Rizzo, São Luiz e Universitário II. Em Veranópolis houve queda de árvores na BR-470. Nova Petrópolis também registrou queda de árvore em via pública, no bairro Vale Verde, mas ela foi removida ainda na madrugada.
Em Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal recebeu ligações informando sobre árvores caídas na BR-470 após o início do temporal, inclusive, teve interdição próximo a Veranópolis — a situação foi resolvida por volta das 7h50min, quando o trânsito foi totalmente liberado.
O Corpo de Bombeiros de Garibaldi atendeu a oito ocorrências em função dos ventos fortes no início desta manhã. Além do destelhamento de uma casa no bairro Alfândega, houve queda de fios de energia e também cinco vias foram obstruídas por queda de árvores. A maior parte das árvores caiu entre os quilômetros 67 e 94 da RSC-453, Rota do Sol que liga Garibaldi a Teotônia.
Ventos de mais de 100 km/h atingiram o Rio Grande do Sul desde a noite de quarta-feira. Segundo previsão da Somar Meteorologia, a chuva deve permanecer na região da Serra até o final do dia. A frente fria que chegou pelo Uruguai permanecerá no Estado até, pelo menos, sábado.