O trânsito no centro de Caxias do Sul vai sofrer duas importantes alterações a partir da próxima semana. Uma delas é a inversão da entrada e saída no estacionamento que dá acesso aos prédios da prefeitura e da Câmara de Vereadores, que passa a vigorar na segunda-feira. A segunda alteração, prevista para terça-feira, é a transformação de mais um trecho da Rua Alfredo Chaves em mão única (entre as ruas Tronca e Dom José Barea).
Leia mais:
Intervenção do Ministério Público do Trabalho pode encerrar a greve dos médicos em Caxias
Os carros que hoje acessam o estacionamento da prefeitura por meio da rua Alfredo Chaves passarão a fazê-lo pela Dom José Barea. Da mesma forma, a saída será pela Alfredo Chaves, e não mais na Dom José Barea, como ocorria até o momento. O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, salienta que essa é uma modificação simples e que facilitará muito o fluxo de trânsito na área.
Entre os motivos apontados para justificar a mudança estão possibilitar maior segurança aos motoristas, evitar que os frequentadores dos estabelecimentos comerciais próximos utilizem o pátio da prefeitura como via para acessar a rua Tronca ou outras e também facilitar o acesso de todos à prefeitura, incentivando que os motoristas desembarquem os passageiros primeiro e depois estacionem.
– A saída pela rua Alfredo Chaves justifica-se por ser uma via mais larga e com maior capacidade de absorver o fluxo – ressalta Soares. Outra melhoria no estacionamento será a alteração da posição das cancelas, aproximando-as das novas entrada e saída.
Já a transformação do novo trecho da Alfredo Chaves em mão única possibilitará alterações nos tempos dos semáforos, aumentando o fluxo e a mobilidade na via. Com a impossibilidade de dobrar à direita no cruzamento das ruas Alfredo Chaves e Dom José Barea, a SMTTM orienta que os motoristas que desejarem fazer a conversão a efetivem na quadra anterior, na rua Marcílio Dias.