O segundo foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, foi identificado em Caxias do Sul nesta quarta-feira. A larva estava em um pneu, no bairro Canyon. A equipe da Vigilância Ambiental fez a delimitação de 300 metros da área onde foi encontrado o foco e todos os locais dentro desse perímetro serão vistoriados pelos agentes de endemias.
O primeiro foco, neste ano, foi identificado em fevereiro. As larvas também estavam dentro de um pneu, em um imóvel abandonado, no bairro Santa Fé.
Neste ano, foram registrados 15 casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e febre chikungunya) em Caxias do Sul, seis já descartados e nove aguardando resultado do exame laboratorial. Em 2016, foram identificados 10 focos do mosquito no município. As larvas estavam no Centro (1), Cidade Nova (3), Jardim América (1), Pioneiro (2), São Pelegrino (1), Fátima Baixo (1) e Marechal Floriano (1). Além disso, foram confirmados seis casos de dengue, dois de febre chikungunya - todos importados - e um de zika vírus.