O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, estará em Caxias do Sul nesta segunda-feira e será sabatinado na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Mais do que responder (novamente) sobre o histórico problema da falta de policiais, Schirmer ouvirá os descontentamentos com relação ao avanço da violência.
A queixa das lideranças da Serra é que, apesar da elevada contribuição para o Estado, principalmente em impostos, a região não recebe devida atenção e a contrapartida por estar distante do Palácio Piratini. Empresários, inclusive, prepararam um estudo para apontar que Caxias do Sul possui um brigadiano para cada 1.256 moradores, proporção que é superior ao constatado em Pelotas e Santa Maria, por exemplo.
Leia mais
'Monitoramento é boa opção ao sistema tradicional do semiaberto', opina agente da Susepe
Apostando no monitoramento eletrônico, juíza indica a extinção do regime semiaberto em Caxias do Sul
Promotor de Caxias do Sul aponta que substituição do semiaberto por tornozeleiras é ilegal
Nunca se matou tanto em um verão em Caxias do Sul
Na prática, há um consenso de que nenhum investimento ou mobilização foi destinado à Serra, além do próprio esforço de integrantes da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias caxienses.
Oficialmente, o Estado afirma que prioriza investimentos em cidades com maior incidência criminal, caso de Caxias do Sul. Em nove indicadores elaborados pela secretaria de Schirmer, o município aparece entre os três piores em oito áreas.
Em outubro, após a cidade alcançar 120 mortes – em 2016, foram 150 assassinatos ao todo –, o secretário garantiu ao Pioneiro que a BM estudava o envio de homens à Serra, numa extensão da Operação Avante, "possivelmente em breve". O que de fato ocorreu, dois meses depois, foi o retorno de 16 brigadianos de Caxias do Sul que reforçavam a segurança na Região Metropolitana desde abril daquele ano. Ou seja, no ano mais violento de sua história, o município cedeu um terço de sua Companhia de Operações Especiais (COE) para Porto Alegre.
As questões que estão no ar
Segurança Pública
As respostas que Caxias do Sul espera do secretário de Segurança Pública do RS
Cezar Schirmer estará na cidade nesta segunda-feira
Leonardo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project