A prefeitura de Nova Petrópolis não confirma que os dois bugios encontrados feridos no município na última semana tenham sido vítimas de violência humana. Os animais foram localizados nos dias 9 e 11 de janeiro e encaminhados ao Zoológico de Gramado (GramadoZoo), onde foi levantada a suspeita de agressão motivada pelo medo de transmissão da Febre Amarela.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Ivanildo Santana da Silva, não foi possível identificar se os animais foram vítimas de agressão humana ou disputa por território.
– É a primeira vez que tenho memória de resgatarmos bugios feridos. Geralmente os animais atendidos estão saudáveis. Estes foram casos isolados – ressaltou.
Leia mais
Moradores de Nova Petrópolis agridem bugios por medo de febre amarela
Falta de salva-vidas tira guaritas da beira-mar e afasta veranistas em Arroio do Sal
Tombamento de veículo deixa trânsito interrompido para caminhões na ERS-122
A nota ainda ressalta que Rio Grande do Sul não teve registro de febre amarela nos últimos meses. O bugio, assim como outros macacos, é um sentinela da febre amarela e não o transmissor da doença, que é um mosquito _ em áreas florestais, o Haemagogus, e no meio urbano, o Aedes aegypti.
Os artigos 29 e 32 da Lei Federal nº 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê pena de detenção mínima de 3 meses a um ano e multa para quem matar, perseguir, caçar, ferir animais silvestres, domésticos ou domesticados.
A Vigilância Ambiental em Saúde esclarece que o encontro de macacos mortos deve ser imediatamente comunicado à Secretaria de Saúde e Assistência Social, pois podem indicar a circulação do vírus da febre amarela em uma região.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelos fones (54) 3298-2650 ou 3281-8409, ou pelos e-mails ambiental@novapetropolis.rs.gov.br e fiscalambiental@novapetropolis.rs.gov.br.
Polêmica
Prefeitura e bombeiros não confirmam agressão humana a bugios em Nova Petrópolis
Suspeita havia sido levantada após animais terem sido encontrados feridos
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project