A prefeitura descarta a instalação de quebra-molas no ponto da Avenida Rubem Bento Alves (Perimetral Norte) onde uma menina foi atropelada na última quarta-feira. O local, próximo à empresa Ferramentas Gerais, já tem semáforos para motoristas e para pedestres, mas moradores e trabalhadores das proximidades pedem a construção de outro redutor. Larissa Janaína Massignani, 14 anos, seguia na UTI do Hospital Unimed até sexta-feira.
– Minha queixa maior é de que só sinaleira não chega, aquilo ali é uma pista de corrida – desabafa a mãe, Débora Lourenço Miranda, 30.
Leia mais:
Menina atropelada na Perimetral Norte, em Caxias, está em estado grave
A garota foi atingida por uma caminhonete Strada quando tentava atravessar a via para embarcar na van escolar. Segundo o relato da mãe, a menina estava na faixa de pedestres e havia acionado a sinaleira, que estaria aberta para ela. O motorista, no entanto, alegou que não percebeu o sinal vermelho para veículos porque foi ofuscado pelo sol. O atropelamento ocorreu no sentido Festa da Uva - BR-116, por volta de 7h.
– Se ocorreu esse problema com o sol, foi uma infelicidade. Ali está extremamente bem sinalizado – acredita o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho.
O limite no trecho é de 60 Km/h, sinalizado em placas, mas a comunidade reclama que esse limite não é respeitado.
– O pessoal tem mais cuidado com o carro do que com os pedestres – opina o supervisor de vendas Guilherme Teixeira, 27, que defende a colocação de quebra-molas.
O secretário argumenta que blitze são feitas pelo menos duas vezes por semana nas perimetrais, e que esse ponto onde ocorreu o atropelamento está entre os preferenciais. A cada mês, são cerca de 1 mil multas por excesso de velocidade.O trecho se torna ainda mais perigoso em função da imprudência tanto de motoristas quanto de pedestres, já que há quem atravesse longe da faixa de pedestres e motoristas que ignoram a sinaleira.
Na manhã de sexta, por exemplo, a reportagem atravessou a via quatro vezes, acionando a sinaleira para pedestres. Em duas, motoristas ultrapassaram o sinal vermelho para veículos.
Quanto à faixa de pedestres, que está com a pintura desgastada, o secretário diz que deve ser reparada dentro do plano de manutenção de sinalização viária.
Trânsito
Quebra-molas é descartado em ponto onde menina foi atropelada em Caxias
Larissa Janaína Massignani atravessava a Perimetral Norte com sinal para pedestres aberto, mas motorista alegou ter sido ofuscado pelo sol
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project