Contabilizados os casos até 15 de dezembro, Caxias do Sul registra uma média de três roubos de veículos por dia. De acordo com a Brigada Militar, já foram registrados 969 roubos de automóveis neste ano. O número é 32% maior na comparação ao mesmo período do ano passado.
Leia mais
Homem é arrastado por criminosos durante assalto na Rota do Sol, em Caxias
Para delegado de Caxias do Sul, não existe mais o discurso de 'comigo não irá acontecer'
BM desarticula quadrilha de roubo e clonagem de veículos, em Farroupilha
Cinco veículos são roubados em menos de duas horas em Caxias do Sul
Com uma frota de mais de 201 mil veículos e diversas "rotas de fuga" – como rodovias e estradas do interior –, Caxias do Sul costuma aparecer na lista dos municípios gaúchos com mais roubos de automóveis. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), a cidade terminou o primeiro semestre como o quinto com mais crimes deste tipo.
Além do aumento dos assaltos, um novo modo de ação preocupa a polícia: bandidos estão utilizando outros automóveis para obrigar o motorista a parar. Foram registrados três crimes assim no final de semana. No mais grave, um soldador de 27 anos foi arrastado no asfalto. O Siena, de placas INP-4763, ainda é procurado.
Como a vítima precisa descer do carro, a tensão neste tipo de crime costuma ser maior, podendo resultar em casos mais graves como latrocínios (roubo com morte).
– Observamos uma crescente nos últimos dias deste tipo de ocorrência. Só neste final de semana foram três casos. A recomendação é para as pessoas ficarem atentas no trânsito, principalmente a noite, e, ao perceber alguma movimentação estranha, acionar a BM. Pela placa, podemos verificar se o veículo suspeito está em situação de roubo – aponta o major Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM).