Um homem de 33 anos foi preso por tráfico de drogas no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, na manhã desta sexta-feira. O mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) no Loteamento Parque das Rosas. Foram encontrados meio quilo de cocaína, uma pistola calibre .380 e R$ 11 mil. A identidade do preso não foi divulgada.
Leia mais
Preso em São Paulo homem suspeito de estuprar a filha em Vacaria
Números apontam que 2016 será o ano mais violento da história de Caxias do Sul
Identificado homem morto com golpes de marreta em Caxias
A operação foi batizada de Carga Pesada em alusão ao caminhão que o suspeito utilizava como fachada. De acordo com a investigação policial, o flagrado seria um atacadista – comprava grandes quantidades droga e revendia para traficantes menores negociarem com os usuários.
– É resultado de um monitoramento feito em algumas pessoas que demonstravam um padrão de vida incompatível (com suas rendas) e exagerado. A apreensão desta manhã confirma nossas suspeitas. O investigado comprava a droga, armazenava e preparava as embalagens para a venda no varejo – explica o delegado Mário Mombach.
A droga apreendida foi avaliada em R$ 25 mil. A ação policial também apreendeu um caminhão Ford Cargo-1215 e um VW Golf. Esta é uma estratégia para comprovar que a renda do investigado não era compatível com seu modo de vida.
– Optamos por apreender alguns bens justamente para averiguar melhor sua origem. Confirmar se é uma compra lícita ou oriunda da prática criminosa – explica o chefe da Defrec.
A pureza da cocaína apreendida chamou a atenção dos policiais. Este foi o primeiro resultado da Operação Carga Pesada que pretende desvendar o percurso desta droga.
– Como este é um atacadista, deveremos ter outros desdobramentos. Queremos saber de onde veio e para onde vai esta droga. Iremos verificar os detalhes – conclui o delegado Mombach.