Durante um dia, algumas das crianças atendidas pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul, esqueceram agulhas e comprimidos, e, com sorriso no rosto, viraram modelos. Pintaram o rosto, vestiram fantasias e posaram para as lentes da fotógrafa Thais Bachi em clima de descontração. Os cliques foram produzidos para ilustrarem um calendário que será lançado nesta segunda-feira, às 16h, com o objetivo de angariar fundos para melhorias na área de oncologia do hospital. Atualmente, 48 crianças fazem tratamento na Unacon – 15 delas toparam ser fotografadas.
– São 48 em tratamento, mas mais de 200 em acompanhamento, em consultas mensais, trimestrais. Infelizmente, o número de crianças com câncer vem crescendo a cada dia e é preciso, cada vez mais, dar atenção para o assunto. Os casos de leucemia são os mais comuns – explica a oncologista pediátrica do HG, Angela Rech Cagol.
Leia mais
Histórias de jovens que tiveram câncer de mama antes dos 30 anos
Conheça a história da ginecologista que enfrenta o segundo câncer
Empresas podem ajudar no combate ao câncer em Caxias
Conheça a história da mulher de oito cânceres
Publicada resolução que garante repasse do Estado para o Unacon
Campanha auxilia entidade que oferece serviço para crianças e adolescentes com câncer em Caxias
Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que ocorrerão 12,6 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil até o final do ano. A patologia também já é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no país. O diagnóstico em estágio inicial é fundamental, segundo Angela, para garantir maiores chances de cura. Por isso, iniciativas como a comercialização do calendário podem ajudar a melhorar os serviços oferecidos aos pequenos que sofrem com câncer. As fotos também ajudam na melhoria da autoestima das crianças.
– Ela se achou linda quando tirou fotos. Esqueceu que o cabelinho está mais curtinho, não como ela queria, e fica toda exibida. Por horas, sorriu e se sentiu feliz – conta Rejane Cosman, 31 anos, mãe da Yasmin, cinco, uma das estrelas do material que começa a ser vendido amanhã.
Abaixo, confira a história de duas das 15 protagonistas do calendário do HG.
Crianças em tratamento contra o câncer em Caxias recebem perucas inspiradas em personagens
Grupo de Caxias confecciona perucas de lã para crianças com câncer
Sensibilidade
HG de Caxias lança calendário para arrecadar fundos para o setor de oncologia
O material será comercializado no DCE da UCS e custa R$ 15. Empresas e lojas que querem ser pontos de venda podem entrar em contato
Carolina Klóss
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project