Embora tenha sido feito com recursos mais escassos do que em anos anteriores, o desfile da Semana Farroupilha levou bom público à Rua Plácido de Castro na tarde de feriado desta terça-feira, em Caxias do Sul. O dia ensolarado, apesar do ar gelado, contribuiu para que centenas fossem prestigiar as apresentações artísticas e o desfile de entidades tradicionalistas, cujo tema este ano foi "A República das Carretas".
Leia mais
Retomadas cirurgias eletivas no hospital de Farroupilha
Garibaldi inaugura novo prédio do Pronto-Atendimento Médico
O cortejo iniciou por volta de 14h45min, e durou cerca de 1h30min, encerrando com a passagem dos cavalarianos. Parte do público reclamou a ausência de diversos CTGs no desfile, uma vez que apenas seis estiveram representados: Porteira da Serra, Campo dos Bugres, Paixão Côrtes, Sinuelo, Rancho de Esperança e Chegando no Rancho. Entre as entidades artísticas da região, também participaram o Grupo de Tradição e Cultura Nativa Velha Carreta e a Comunidade SOS Música.
_ Por se tratar da capital dos CTGs, foi muito triste ver tão pouca participação. A gente sabia que não haveria as alegorias, mas por isso esperávamos que os grupos suprissem essa ausência com mais música e animação, só que faltou isso. Nem gaiteiro tinha na maioria dos grupos _ lamentou Rosângela Leite, 40 anos, que assistia o desfile com o marido Edison Borges e a filha Ana Laura, 11.
Por outro lado, houve quem não se importou com o desfile mais acanhado. A aposentada Iná de Camargo, 76, que foi à Plácido de Castro com o neto Vitor da Silva, 13, gostou do que viu:
_ Acho sempre muito bonito, principalmente a passagem dos cavalos. Se eu tivesse um cavalo, desfilaria também. Prefiro o desfile na Plácido, pois quando era na Sinimbu era muito apertado. Aqui o povo fica mais espalhado, tem mais espaço _ elogia.
Além dos movimentos tradicionalistas, também marcaram presença o Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), que pôs em ação o drone recentemente adquirido pela companhia, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Na plateia, estiveram presentes autoridades como o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o presidente da Câmara, vereador Edi Carlos Pereira de Souza (PSB).
Após o desfile, os cavalarianos seguiriam até os pavilhões da Festa da Uva. A chama crioula seria extinta na cancha, marcando o encerramento dos festejos.
Emoção no rosto de Ana Laura
Dezenas de crianças e adolescentes marcaram presença entre os participantes do Desfile Farroupilha, representando as invernadas artísticas mirins e pré-mirins e provando que o tradicionalismo segue se renovando. Além de empolgada, a garotada também não escondeu o nervosismo para se apresentar diante do público. Após dançar o Maçanico com os colegas do CTG Sinuelo, Ana Laura Camacho, 8 anos, estava feliz e aliviada.
– Dá medo, porque é muita gente assistindo. Fico um pouco nervosa, mas no fim dá tudo certo. Esse é o meu segundo desfile – comenta a menina, moradora do bairro São Ciro.