Tradicionalistas de Caxias do Sul têm um encontro marcado nesta terça-feira na Rua Plácido de Castro: a partir das 14h, cavalarianos e integrantes de CTGs realizam o desfile que marca o dia em que é lembrada a Revolução Farroupilha. A apresentação desta Semana Farroupilha deve ser singela, sem a participação de alegorias, já que as comemorações iniciadas na última quinta-feira. Não ocorreram inscrições prévias, apenas convite para que as entidades participem com grupos pilchados. Se chover pela manhã, o evento pode ser cancelado. O tema deste ano é A República das Carretas.
– Como não vai ter verba para alegorias, vamos fazer um passeio pela Plácido de Castro – projeta a vice-coordenadora da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), Eunice Rossetti.
Leia mais:
Músicos e público reclamam falta de som para apresentações nos pavilhões, em Caxias
Com programação menor, Semana Farroupilha começa nesta quinta-feira em Caxias
Detalhes sobre festejos da Semana Farroupilha, em Caxias do Sul, serão definidos durante a semana
Patrões de CTGs de Caxias são contrários à mudança na fórmula da Semana Farroupilha
Sem repasse da prefeitura, Semana Farroupilha de Caxias será reformulada
Semana Farroupilha de Caxias pode não ocorrer por falta de verba
Doação de serviços viabiliza Semana Farroupilha nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias
Programação da Semana Farroupilha de Caxias deve ser fechada na próxima semana
Conforme Eunice, os integrantes de CTGs têm liberdade para apresentar coreografias ou simplesmente desfilar pela avenida – o pré-requisito é que todos estejam pilchados. Haverá música tradicionalista a partir de caixas de som durante todo o trajeto – grupos poderão levar canções específicas para suas apresentações.
O desfile encerra com a passagem dos cavalarianos, que depois seguirão em direção aos pavilhões (veja trajeto abaixo).
Um dos grupos que já confirmou presença é o GTCN (Grupo de Tradições e Cultura e Nativa) Velha Carreta. Segundo o patrão, Daniel Borges Macedo, serão cerca de 80 integrantes divididos em três invernadas: mirim, juvenil e veterana. Além de dança, haverá apresentação de chula.
– Em outros desfiles havia temáticas por blocos, nós participávamos de um dos blocos. Neste ano será diferente, vamos andar e parar para as coreografias. Vamos relembrar um pouco de como era um tempo atrás – analisa Macedo.
Ainda há programação nos pavilhões. Às 11h ocorre a missa crioula, no palco principal. Provas campeiras serão disputadas durante a manhã e a tarde. Os últimos shows estão marcados para 17h (Caborteiro de Bagé) e 18h (Fábio Soares). A chama crioula será extinta na cancha de rodeios, logo após a [última apresentação.
Não há cobrança de ingresso para assistir ao desfile, tampouco para acesso aos pavilhões, onde o estacionamento também é grátis.
Saiba mais:
:: o desfile começa às 14h na Rua Plácido de Castro. Entidades que vão participar devem chegar às 13h30min. A concentração ocorre na Rua Treze de Maio.
:: As apresentações iniciam na esquina com a Treze de Maio e encerram na Andrade Neves. Não há arquibancadas. O trânsito estará bloqueado nesse trecho da Plácido a partir das 13h – o estacionamento está proibido desde segunda-feira.
:: Se chover pela manhã, a prefeitura deve informar, até o meio-dia, se o desfile será mantido.
:: As linhas de ônibus L09 - Cristo Redentor e L10 - Panazzolo sofrerão alterações.
: Após o desfile, os cavalarianos irão até os pavilhões pelo seguinte trajeto: ruas Andrade Neves, Carlos Giesen, Alfredo Chaves, Hercules Galló, Visconde de Pelotas, Moreira César, Rubem Bento Alves (Perimetral Norte) e Ludovico Cavinato (sobem pela contramão), entrando pelo portão 4 (atrás da cancha de rodeios). A chama crioula será extinta na cancha, como marco de encerramento dos festejos.
Tradicionalismo
Desfile Farroupilha em Caxias ocorre nesta terça na Plácido de Castro
Cavalarianos e integrantes de CTGs protagonizam apresentação a partir das 14h
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project