Moradores de pelo menos três bairros têm dificuldades para consultar em unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul. O motivo é o pedido de afastamento de profissionais, além de férias de servidores.
Leia mais:
Três UBSs de Caxias do Sul estão sem médicos
Falta de médico em UBS provoca transtornos no distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias
Na unidade do bairro Pioneiro, parte dos pacientes foi avisada ainda na sexta-feira de que as consultas com clínico geral marcadas para esta segunda-feira pela manhã teriam de ser remanejadas. Segundo a Secretaria da Saúde, o profissional solicitou afastamento mas a unidade não está desassistida, porque outro profissional segue atendendo normalmente.
Uma das pacientes que teve a consulta cancelada nesta segunda foi a babá Solange Lentz Oliveira, 46 anos. Ela conta que sente tonturas e havia agendado a consulta em junho. Ela foi orientada a procurar a unidade para marcar novo horário.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Na unidade do Mariani, o pediatra pediu afastamento. A Secretaria da Saúde vai remanejar um profissional de outro posto de saúde até que um novo médico seja contratado de forma emergencial. Segundo a assessoria de imprensa, o remanejo não deixa nenhuma unidade desassistida: em geral, um profissional que atua por 40 horas em um postinho passa a cumprir a jornada em duas unidades (20 horas em cada). Na UBS do Mariani também há defasagem de clínico geral: apenas um dos dois profissionais segue atuando.
Moradores da unidade de Ana Rech também reclamam da falta de médico. O pediatra, que estava em férias no início de julho, retornou ao trabalho por cerca de uma semana e saiu novamente. Enquanto isso, um profissional remanejado de outra unidade atende crianças nas sextas-feiras à tarde.
No postinho de Santa Lúcia do Piaí, que enfrentou falta de médico no início do ano, a situação já está normalizada.
A orientação da Secretaria da Saúde é para que casos de urgência e emergência sejam encaminhados ao Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão).