E parece que o frio voltou mesmo. A previsão, na sexta-feira, que indicava que as temperaturas seriam baixas devido a chegada de uma massa de ar polar, com possibilidade de geada neste final de semana na Serra gaúcha, foi correta. Por volta do meio-dia de domingo, moradores de São Francisco de Paula puderam visualizar chuva congelada. A precipitação durou cerca de cinco minutos. De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia, em casos assim a chuva cai líquida da nuvem, mas a água atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície, acumulando-se na forma de gelo.
Leia mais
Alegando maus-tratos na Soama, grupo protesta contra a direção da entidade, em Caxias
Caxias do Sul registra o 85º assassinato do ano
Secretaria prevê concluir migração de cartões de ônibus em Caxias em seis meses
– No caso da neve, a precipitação ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo, ou seja, a água precipita já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores do que 20ºC negativos, mas só chegarão em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria. Ao contrário da chuva congelada, onde o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta – explica Fabiene.
Em Cambará do Sul, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou mínima de 3ºC no final de semana. Em Santa Catarina, o frio foi intenso também: fez 0,1ºC em Bom Jesus da Serra.
As temperaturas baixas darão uma trégua nessa semana, mas continuará frio, principalmente em São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Na segunda e terça há previsão de geada com mínima de 2°C. Na quarta-feira, a temperatura deve ficar entre 7ºC e 23ºC em Caxias.
As temperaturas aumentam gradativamente ao longo da semana. Na sexta-feira, a mínima é de 14°C e máxima de 29°C. A probabilidade de chuva só volta no domingo.
– Chances de geada permanecem até a quarta-feira. Como as nuvens já foram para Santa Catarina, a semana deverá ser em sem chuva. Previsão para volta apenas no domingo que vem – informa Fabiene.