O contrato entre a prefeitura de Caxias e a ONG Sociedade Amigos dos Animais (Soama) foi renovado por mais seis meses e, assim, vigora até fevereiro de 2017. O valor repassado mensalmente pelo poder público para manter os mais de mil animais na chácara atualmente é de R$ 58.820,06. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, esse valor permanecerá até o ano que vem. A parceria, renovada nesta quinta, porém, traz nova cláusulas e exigências por parte da prefeitura: a prestação de contas de todos os valores recebidos pela ONG e adequações no plano de trabalho, como alterações quanto aos critérios de adoções e presença de voluntários na entidade.
Leia mais
ONG acusa Soama, de Caxias, de maus-tratos e pede afastamento da diretoria
Cachorro é retirado da Soama, em Caxias, sob ordem judicial
Rech ainda esclarece que, neste período, será elaborada uma licitação para criar processo de concorrência pública e permitir que outras entidades possam apresentar planos de trabalho e pleitear a verba pública para cuidar dos animais na Soama. O afastamento da atual diretoria da Soama motivou, em maio, por parte do Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA), uma ação civil pública contra a ONG caxiense.
Depois de denúncias de maus-tratos, que motivaram protestos em Caxias, a secretaria municipal do Meio Ambiente também contratou uma médica veterinária que, periodicamente, vai até a Soama para atender aos bichos. A compra de um veículo também foi solicitada para auxiliar no trabalho das entidades que tratam de proteção animal na cidade.
A partir da próxima semana, a chácara ainda passará por obras e o número de canis será ampliado. Ainda sem prazo determinado, a prefeitura planeja a viabilização de uma nova área para abrigar os animais que hoje estão abrigados na chácara que fica na São Virgílio da 6ª Légua.