Depois de pelo menos dois anos de trabalho de pessoas ligadas à Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), principalmente de voluntários, finalmente o Centro de Convivência Paz e Bem abrirá suas portas oficialmente, nesta quinta, às 16h. O espaço, mantido pela Lefan e pela prefeitura por meio da Fundação de Assistência Social (Fas), passa a oferecer serviço de assistência e proteção social para idosos que apresentam algum grau de dependência ou tiveram algum dos seus direitos violados.
Leia mais
Prédio que abrigará instituição para cuidar de idosos em Caxias foi construído com doações
Centro de Convivência do bairro Esplanada, em Caxias do Sul, recebe primeiros idosos
O prédio que sediará o centro abrigou o antigo Mercado Castilhos e foi, por 20 anos, conhecido pelo consumo indiscriminado de drogas no bairro Aeroporto. Em 2014, foi cedido pela prefeitura à Lefan e, agora, pretende oferecer atividades como rodas de conversa, palestras e oficinas de artesanato aos idosos. Cerca de 10 funcionários e voluntários ministram os atendimentos.
– Eles têm atividades de segunda a sexta-feira e o objetivo é promover a autonomia e inclusão social deles, além de melhorar a qualidade de vida dos participantes – explica a coordenadora do Paz e Bem, Patrícia Melotto.
O Centro de Convivência tem capacidade para receber 30 idosos e, atualmente, atende a 14. Será inaugurado hoje, mas vem fazendo a adaptação e oferecendo atividades desde julho. Para Patrícia, a demanda na cidade é grande e ela acredita que as vagas serão preenchidas rapidamente. Dazilda Pereira, 83 anos, é uma das idosas que já está usufruindo da estrutura do espaço desde o início do mês. Natural de Cazuza Ferreira, ela conta que sua rotina mudou para melhor e que se sente muito feliz na casa, principalmente nas aulas de artesanato. Mesmo com problemas de visão, não deixa de participar e interagir com os colegas. Na quarta, se dedicou a fazer as lembrancinhas que serão entregues durante a inauguração desta quinta.
– Aqui é bom porque sempre tenho bastante coisa para fazer e aprender. Já tive que enfrentar muita tristeza na vida, mas aqui sou feliz. Tenho amigos e sou bem cuidada – diz a senhora com um largo sorriso no rosto.
Para participar das atividades do Paz e Bem, o idoso ou familiar deve agendar uma entrevista. Mais informações pelo telefone (54) 3220.9580.