Inconformado com uma ação da Guarda Municipal de Caxias do Sul contra a venda de mercadorias ilegais, um casal de vendedores ambulantes foi detido por tentar agredir um dos agentes que trabalhava no centro da cidade, por volta das 17h deste sábado. Eles foram encaminhados à Polícia Civil e liberados após prestarem depoimento. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Denominada "Calçadas Livres", a operação teve início às 9h na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Feijó Junior e Borges de Medeiros. O local é o principal ponto de aglomeração de ambulantes em Caxias. De acordo com a Guarda Municipal, o objetivo da ofensiva é proteger os comerciantes que pagam impostos e atuam dentro da lei.
Leia mais:
Mulher é morta a tiros no bairro Serrano, em Caxias do Sul
Maria da Penha não freia violência doméstica em Caxias do Sul
– Estamos em um final de semana de pagamento, que antecede o Dia dos Pais, por isso também queremos proteger o cidadão. Colocamos os homens nas ruas para combater o comércio de ambulantes e também evitar a ação de criminosos – afirma o diretor da Guarda Municipal, Ricardo Fugante Martins.
Foram recolhidos mil itens, a grande maioria DVDs. Ao todo, participaram das abordagens 25 guardas, que utilizaram uma base móvel de monitoramento, duas motocicletas e três automóveis. No próximo sábado, dia 13, eles estarão novamente no centro de Caxias para fiscalizar os ambulantes.