Duzentas e 70 pessoas que participaram de cursos profissionalizantes ofertados pelo projeto Mundo do Trabalho, parceria da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) com a prefeitura de Caxias, irão se formar nesta quarta. A solenidade ocorrerá às 19h no Salão da Paróquia Imaculada Conceição (Capuchinhos). Os formandos concluíram a capacitação em cursos como auxiliar administrativo, corte de cabelo, eletricidade, informática, LID e Metrologia, manicure e pedicure e doces e salgados, entre outros.
Leia mais
Chuva intensa causa transtornos no trânsito nesta segunda-feira em Caxias
Bairro Villagio Iguatemi, em Caxias do Sul, está na mira de ladrões
Com economia instável, caxienses usam a criatividade para garantir dinheiro
O perfil dos alunos mostra que a maioria é mulher (68%), tem ensino médio completo (40%) e tem entre 20 e 30 anos. Na inscrição, 48% também disseram estar desempregados. Em vista disso, paralelamente aos cursos, eles participaram do Projeto Atitude em Busca do Trabalho, recebendo orientações sobre a elaboração de currículos e de postura, linguagem e apresentação adequadas para entrevista de emprego.
Esta é a segunda formatura do ano. A primeira ocorreu em maio, com 210 pessoas. Desde a criação do programa, 1.575 pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho, sendo que 182 pessoas foram encaminhadas para 49 vagas e, destas, cinco foram contratadas.
Novas oportunidades
Na próxima semana (dias 18, 19 e 20), a partir das 13h30min, serão distribuídas 300 senhas diárias para novo processo seletivo do projeto. São 28 opções de cursos e 700 vagas. Os interessados podem comparecer no salão paroquial da igreja dos capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, bairro Rio Branco) a partir das 13h30min. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável. A inscrição só será feita mediante apresentação de todos os documentos exigidos (veja quadro abaixo). Mais informações pelos fones (54) 3220.9580 e 3220.9581.
Para se inscrever, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:
* Carteira de identidadez CPFz Comprovante de residência.
* Comprovante de renda de todos os membros do grupo familiar com mais de 16 anos:
a) com vínculo empregatício (último contracheque);
b) aposentado ou segurado (comprovante de órgão previdenciário ou extrato para comprovar INSS);
c) trabalhador informal (declaração de trabalho informal e carteira profissional);
d) desempregado (comprovante do seguro desemprego e carteira de trabalho);
e) do lar ou não trabalha (carteira profissional - página da foto, identificação, últimas duas contratações e próxima folha em branco);
* Se receber Bolsa Família, apresente o cartão.