A Estação Férrea de Caxias do Sul, que no ano passado recebeu a Praça do Trem, inaugura neste sábado outro espaço de lazer: a Praça das Feiras. A solenidade de abertura ocorre a partir das 10h, na Avenida Rio Branco, em São Pelegrino. O espaço, que faz parte do projeto de recuperação do entorno da Estação, no trecho compreendido entre a Rua Feijó Júnior e a Avenida Rio Branco, irá realizar as tradicionais feiras do agricultor, ecológica e de artesanato, além de oferecer lugar para exposições.
Neste sábado, a partir das 6h, o novo local já recebe a Feira Ecológica da Estação Férrea, que antes ocorria na Rua Augusto Pestana. A Feira do Agricultor, que ocorre nas terças-feiras, das 15h às 19h, também será transferida para a Praça das Feiras já na próxima semana.
Esta é a segunda etapa da revitalização da antiga linha férrea. O espaço, que contempla uma área de 7,6 m², recebeu limpeza, terraplenagem, pavimentação, ciclovia, limpeza dos trilhos, iluminação de Led, drenagem pluvial, paisagismo com arborização e jardinagem, com mobiliário urbano composto por bancos, floreiras e lixeiras, entre outros elementos. O investimento do foi de R$ 1,3 milhão, viabilizado via parceria público-privada.
A construção do local iniciou em março do ano passado. Os trabalhos foram executados pela API Empreendimentos Imobiliários, como contrapartida à construção de um condomínio no antigo centro de treinamento do Esporte Clube Juventude, na Rua Atilio Andreazza. Em julho do ano passado, a prefeitura entregou a Praça do Trem, ao lado do shopping São Pelegrino, que agora é separada da Praça das Feiras pela Avenida Rio Branco.