Pacientes em tratamento contra o câncer em Bento Gonçalves têm uma nova técnica a seu favor na luta contra a doença. No sábado, médicos do Hospital Tacchini realizaram, pela primeira vez na Serra, a radioterapia intraoperatória, com muito sucesso. Agora, mais pessoas poderão se submeter à técnica, atualmente restrita a grandes centros como São Paulo e Milão (Itália). Mas somente casos selecionados por uma equipe médica, formada por radioterapeutas, mastologista e oncologista, entrarão na lista.
– Abrimos uma porta para novos pacientes – diz o mastologista Maximiliano Cassilha Kneubil, que participará do procedimento em Bento.
A radioterapia traz inúmeros benefícios, dentre eles a diminuição do tempo de tratamento e também dos efeitos colaterais desencadeados pela radiação. Nesta modalidade, a radioterapia, normalmente aplicada em sessões, é administrada durante a cirurgia de retirada do nódulo. Ela é aplicada somente em casos específicos, quando o tumor é descoberto na fase inicial.
– Na intraoperatória, o paciente recebe uma dose equivalente a seis semanas do tratamento convencional. Ou seja, o que seria feito em mais de 40 dias, pode ser resolvido em no máximo cinco minutos, durante a cirurgia. Isso poupa a saúde do paciente, que pode estar bem debilitado, e também evita o deslocamento em vários dias, já que muitos precisam viajar para outras cidades para se submeter a sessões de radio – explica o médico.