Uma das medidas tomadas pela prefeitura para diminuir a baderna na Estação Férrea, em Caxias, a troca do ponto de táxi da Rua Coronel Flores para a Augusto Pestana começou a valer nesta semana e exigirá paciência por quem frequenta o local. A mudança começou na quinta-feira e já no primeiro dia causou confusão em taxistas e passageiros.
A orientação da prefeitura é de que, de quinta a sábado, das 23h às 7h, os taxistas migrem para o lado direito da Augusto Pestana, próximo ao prédio da secretaria da Cultura. Duas placas indicando o novo ponto foram fixadas no início da semana, mas não foram cumpridas por motoristas na noite de quinta. Por volta das 23h30min, pelo menos cinco carros estavam estacionados à direita da via, impedindo os taxistas de ocuparem as vagas e obrigando-os a ficarem somente em frente à secretaria.
– Se ficarmos assim todas as noites, o ponto aqui não fará sentido. Os táxis vão se amontoar no novo espaço, os passageiros terão que caminhar até aqui para chegar nos carros e quem fica fazendo baderna estacionado ali, na Augusto Pestana, continuará fazendo – disse um taxista, que não quis se identificar, e que trabalha todos os finais de semana na Estação Férrea.
Leia mais:
Brechas na segurança dão espaço para criminosos atuarem na Estação Reclamações sobre bagunça, brigas e drogas são constantes
Estação Férrea apresenta problemas em Caxias do Sul
A ausência da fiscalização de trânsito para orientar taxistas, motoristas e pedestres sobre a mudança, ainda na noite de quinta, também foi sentida por quem frequentou o maior polo de entretenimento noturno de Caxias. Perto da meia-noite, pelo menos três taxistas estacionaram no antigo ponto, na Coronel Flores, para aguardar passageiros. Questionados sobre a atitude, afirmaram que não tinham sido informados sobre a troca.
– Participamos de uma reunião com a prefeitura e todos foram avisados. Somos a favor da troca de lugar, já que muitos carros foram até chutados no meio da confusão na Coronel Flores, mas é preciso ordem – pede o presidente do Sindicato dos Taxistas de Caxias, Adail Bernardo da Silva.
O diretor da secretaria de Trânsito, Carlos Roberto Noll, garante que a fiscalização de trânsito vai intensificar os trabalhos na Estação, mas que os primeiros dias serão de adaptação.
– Estamos vendo como as coisas vão se comportar nesses primeiros dias. A hora, agora, é de orientar. Não vamos sair guinchando e multando nesse primeiro momento.
Na noite de quinta, alguns frequentadores da Estação Férrea estranharam a mudança do ponto de táxi e teve quem não aprovou a medida. A distância das casas noturnas e a falta de boa iluminação em parte do trecho, principalmente em frente à secretaria da Cultura, foram as principais queixas.
O subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Emerson Ubirajara de Souza, esclarece que a BM pretende realizar operações durante os finais de semana, em pelo menos um dos dias, a partir de agora. Na quinta, das 23h até a meia-noite, duas viaturas passaram pela Estação.