Enquanto o comércio apresentou o pior desempenho em de abril, com queda de 9,9% comparando com o mês de março, lojistas apostam no Dia dos Namorados para alavancar as vendas. Para as entidades ligadas ao setor, no entanto, o cenário não é muito animador. Embora esta seja a quinta data mais importante do ano, a expectativa é de que as vendas apresentem queda de até 4,5% em relação ao ano passado.
Conforme pesquisa da Fecomércio-RS, os gaúchos devem desembolsar, em média, R$ 130 nos presentes. Para o presidente do Sindilojas de Caxias e vice-presidente da Fecomércio-RS, Sadi Donazzolo, o clima frio incentivou as vendas do Dia das Mães, em maio, e deve continuar a ser um estímulo. Mas, com as incertezas no cenário nacional, permanece o medo de gastar.
– As pessoas devem comprar o presente mais perto da data e, de acordo com o levantamento, 80,8% vão pagar à vista. O momento é ainda de muita cautela e as pessoas não querem se endividar – justifica.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) também acredita em vendas menores para este ano e a preferência, como já é tradicional para a data, é por itens de vestuário, calçados, perfumaria e relojoaria. Em tempos de crise, a orientação da entidade é usar a criatividade, melhorar as vitrines, criar promoções e utilizar as redes sociais para se destacar.
– O lojista precisa ser um malabarista todos os dias. Mas até que a indústria não se recupere e melhore a capacidade de compras, o consumidor não vai para o comércio. Vai investir apenas nos itens básicos – lamenta a presidente Analice Carrer.
Além disso, a data seria especialmente difícil porque, historicamente, as vendas são alavancadas pelo público jovem, que possui renda menor e que tem sentido os impactos da crise.
Campanha para ajudar
Para ajudar a estimular as vendas, a CDL aposta no engajamento dos lojistas na campanha CDL Presente com Você, que sorteia carros 0 KM e vales-presentes de R$ 1 mil entre os consumidores participantes. O próximo sorteio será no dia 29 de junho, envolvendo o período de vendas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Para participar, basta comprar nas lojas de Caxias identificadas e cadastrar as notas fiscais no site promocaodepremioscdl.com.br
Pesquisa*
:: Homens estão dispostos a gastar mais com mimos na data comemorativa R$ 133,88
:: Mulheres projetam aplicar R$ 125,58, em média.
:: A parcela de consumidores que pretende usar o mesmo valor do ano passado é de 43,9%.
:: Os que manifestaram a intenção de desembolsar mais do que no ano anterior pelos presentes somam 29,3%.
:: Os que manifestaram a intenção de gastar menos correspondem a 26,8%. z O valor médio de cada presente será de R$ 109,65.
:: Entre os entrevistados, 59% afirmaram que pretendem proporcionar um evento especial na data. Itens mais citados como intenção de compraz artigos de vestuário 43,9%
:: seguidos de flores 18,%,
:: perfumes e cosméticos 13,4%
:: calçados 12,%
*O levantamento realizado pelo Fecomércio ouviu 385 pessoas em cinco cidades, entre elas, Caxias do Sul.
Perspectiva otimista no departamento de calçados
Na Tieppo Calçados, o Dia dos Namorados assume a terceira posição da data mais importante do ano e se encaminha para ocupar o segundo lugar. Segundo um dos proprietários da rede de lojas, Sílvio César Tieppo, a dinâmica com sistema de autoatendimento, acaba atraindo o público jovem, que costuma consumir mais nesta data. Por isso, a expectativa é boa para os próximos dias.
– Diante do cenário que temos, se conseguirmos manter o patamar de vendas do ano anterior, está ótimo. Mas, com uma perspectiva otimista, pretendemos incrementar as vendas em até 5% – planeja o administrador.
Para atingir o objetivo, a loja se utiliza de ações nas redes sociais para divulgar seus produtos e chamar os consumidores. Outra peculiaridade é como cerca de 70% dos produtos da loja são destinados ao público feminino. Nesta época, o público que compra mais para presentear é o masculino.
– Mesmo em tempos de crise econômica, quem não presenteia acaba tendo uma crise muito maior em casa – brinca o empresário.