A falta de horas extras resultará no fechamento por dois dias do quartel do corpo de bombeiros de São Marcos. Inicialmente, o fechamento seria por quatro dias, mas a cedência de dois bombeiros militares de Canela, diminuiu o fechamento em dois dias. Assim, o município de referência para o atendimento das ocorrências é Caxias do Sul, distante 36 quilômetros. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Quartéis dos bombeiros fecham novamente em Caxias
Operação vai agilizar análise de PPCI em cidades da Serra
Conforme o comandante do quartel de São Marcos, sargento César Seyffert, nos dois dias em que a unidade estará fechada, servidores municipais cedidos para o Corpo de Bombeiros por meio de uma parceria ficarão no quartel para atender aos chamados do 193 e encaminhar para Caxias.
O município de São Marcos cede quatro motoristas concursados para dirigir as viaturas dos bombeiros, mas os servidores não têm treinamento operacional. O quartel reabrirá no dia 1º de junho, mas pode fechar novamente no final de junho e reabrir em julho.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em Caxias do Sul, os quartéis dos bairros Desvio Rizzo e Cruzeiro trabalham em esquema de rodízio. O da Zona Norte segue fechado. O quartel do Centro e do aeroporto funcionam normalmente.
Quartel misto em Canela
O quartel de Canela cedeu dois bombeiros militares para auxiliar em São Marcos. No município da Região das Hortênsias, desde 2006, o Corpo de Bombeiros é misto.
Segundo o comandante do quartel, sargento Miguel Oliveira de Souza, até 2006, Canela só tinha bombeiros civis do município. Com a formação do quartel misto, além do trabalho operacional, como combate a incêndios, Canela passou a contar com o trabalho de prevenção, como análise de alvarás e vistorias. A legislação não permite que bombeiros civis desempenhem as atividades de prevenção.
Assim, Canela conta com um efetivo de 25 bombeiros - 15 municipais e 10 militares.