Novas obras devem ter início em cerca de 40 dias em Caxias do Sul. Após garantir o empréstimo no valor de US$ 33 milhões junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), com a aprovação do Senado Federal, em Brasília, o próximo passo da Prefeitura é assinar o contrato e começar a descontar os valores para dar andamento às obras.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Os recursos serão investidos no Programa de Asfaltamento do Interior (PAI 3), que prevê o asfaltamento de 70 km de estradas, e rotatória e passarela no acesso ao bairro Planalto, na BR-116. Dois viadutos na Perimetral Norte também estavam previstos no orçamento inicial, no entanto, segundo o Secretário de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, com a alta do dólar e a revisão orçamentária, ficarão de fora do pacote de obras.
Na prática, a estimativa é assinar o contrato dentro do prazo de um mês. Depois, deve levar mais cerca de dez dias até conseguir realizar o primeiro desembolso, já que o dinheiro deve entrar em parcelas. Como os projetos estão prontos e a previsão orçamentária também, algumas obras podem iniciar imediatamente, como é o caso de trechos de asfaltamento que serão feitos pela Codeca. Outras obras podem precisar de licitação, o que deve demandar mais tempo, estimado em cerca de um mês.
A previsão geral, é concluir todas as obras em puco mais de um ano. Para quitar a dívida, o financiamento possui um prazo de carência de quatro anos e, a partir daí, os pagamentos devem ser feitos semestralmente. A taxa de juros é referente à época do contrato, em dólares, e segundo Santa Catharina, bastante atrativa. O Secretário e o prefeito não revelaram qual é o prazo máximo para o pagamento.
– O próximo prefeito pode ficar tranquilo porque não vai precisar pagar nada, só fazer obras. Nossa administração está tranquila porque vai deixar dois anos de obras projetadas, prontas para executar – afirma o prefeito.
O projeto que inicialmente era de 50 milhões de dólares foi reduzido devido à crise econômica e à alta da moeda americana, que elevaria muito a contrapartida do Município. Ou seja, o governo precisa comprovar que investiu em obras com recursos próprios, o mesmo valor do empréstimo que quer adquirir. Segundo Santa Catharina, até o momento, há comprovação no valor de cerca de 10 milhões.
Senadores gaúchos auxiliaram no adiantamento da votação
O empréstimo foi aprovado na manhã de ontem, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, em Brasília. O pedido também foi votado à tarde no plenário, que conferiu parecer favorável ao financiamento. O Prefeito Alceu Barbosa Velho acompanhou os procedimentos realizados em Brasília e comemora a conquista do valor recurso.
Ele destaca que as obras de asfaltamento do interior são muito importantes para facilitar o escoamento de safras. Segundo ele, um bom exemplo é a ligação entre as comunidades de Sebastopol e Santa Lúcia do Piaí, que permitirá a saída de hortifrutigranjeiros pela BR-116, direto em São Sebastião do Caí, ao invés de sair pela Rota do Sol, como é feito atualmente.
– É uma conquista muito grande para toda a comunidade de Caxias e, apesar dessa crise, sempre acreditei que conseguiríamos– afirmou, destacando ainda o auxílio recebido dos senadores gaúchos Ana Amélia Lemos, Lasier Martins e Paulo Paim, que intercederam para que a votação pelo senado acontecesse ainda ontem, mesmo dia aprovação pela comissão, o que não seria prática comum no plenário.