Faltam seis dias para encerrar-se o prazo de regularização do título no Cartório Eleitoral. O dia 4 de maio, na próxima quarta-feira, é a última chance para quem ainda precisa realizar transferência e confecção do primeiro título. É o prazo final também para quem não fez o cadastramento biométrico e precisa regularizar a situação para poder votar em outubro.
Até esta quinta-feira, 282.361 eleitores estavam com o cadastro biométrico feito (a meta inicial era de 264.301).Para atender à demanda nesta reta final, o Cartório estará aberto neste sábado e domingo, em regime de plantão. Na quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o horário de funcionamento para o fim de semana: das 8h às 18h. Nos demais dias até 4 de maio, o funcionamento é no mesmo horário, com entrega de senhas até as 17h, se necessário. Não é preciso agendamento para ser atendido.
- O movimento tem sido bem fraco nos últimos dias, principalmente na parte da manhã. À tarde, tem um pouco mais. O tempo médio de espera pela manhã é de 20 minutos. À tarde, de uma hora. Não precisamos distribuir senhas nesta semana, mas para semana que vem a expectativa é de movimento intenso - projeta Marcelo Reginatto, chefe de cartório.
O eleitor que não fez o recadastramento biométrico e não regularizar o título até 4 de maio não poderá participar das eleições nem renovar passaporte e assumir cargo público, por exemplo. Quem completa 18 anos até a data do pleito, em 2 de outubro, precisa tirar o título. Já para quem completará 16 anos até a mesma data, o voto é facultativo. Mas, uma vez feito o título, o voto torna-se obrigatório.
Eleitores que mudaram de cidade precisam solicitar transferência para as zonas eleitorais de Caxias do Sul. Caso contrário, terão de justificar o voto no dia da eleição.