A chamada “economia prateada” — referência aos cabelos grisalhos que acompanham a terceira idade — está ganhando cada vez mais foco na sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pela Oxford Economics, essa modalidade da economia está associada às pessoas com mais de 50 anos de idade e estima que até 2025, 25% da população mundial terá mais de 60 anos e seu poder de compra vai movimentar em torno de 15 trilhões de dólares até 2030.
Para chegar à terceira idade com garantias de qualidade de vida e seguir movimentando e contribuindo para o desenvolvimento da economia, são necessários cuidados com a própria saúde e bem-estar. Por isso, conversamos com a professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, Gisele Oltramari, que nos explicou como boas práticas ajudam no bem-estar e na construção de uma vida mais saudável.
Qual a importância da fisioterapia para o envelhecimento saudável?
De acordo com a professora Gisele Oltramari, o Brasil está passando por uma transição, com uma mudança na composição das famílias:
— Nossa população está passando por uma transição demográfica, onde estamos tendo cada vez menos crianças nascendo, e as famílias cada vez menores. Em contrapartida, houve um aumento considerável de procura por cuidados de saúde, promovendo uma maior expectativa de vida na população.
Oltramari destaca que essa maior procura por cuidados e tratamentos de saúde é justificado pelas alterações que o envelhecimento proporciona nas pessoas.
— O envelhecimento traz consigo inúmeras alterações, sejam elas psíquicas, físicas ou sociais, ou seja, é justificada a busca em maior escala por soluções que aumentem a qualidade de vida dessas pessoas — afirma.
Sobre a fisioterapia, a professora comenta que essa é uma das maiores áreas do cuidado geriátrico e que nesse momento de transição torna-se uma importante aliada dos idosos:
— A fisioterapia é uma das áreas de maior importância para o cuidado dos idosos, principalmente pela melhora na qualidade de vida que proporciona. Através de exercícios que podem reduzir dores e desconfortos, os idosos acabam sendo beneficiados quando realizam atendimento fisioterapêutico.
Quais outros benefícios a fisioterapia traz para os idosos?
Conforme explica a professora da FSG, além da redução nas dores e desconfortos, a prática da fisioterapia assegura aos idosos outros ganhos.
— Evita a perda de massa muscular, por meio de exercícios de fortalecimento, já que na terceira idade é comum a sarcopenia (redução de massa e força), evita a redução de massa óssea, que causa a osteoporose, melhora as capacidades cardiovasculares e funcionais, promovendo assim maior independência para as atividades diárias — destaca.
Gisele Oltramari também faz questão de dizer que não há uma idade mínima ou máxima para iniciar a prática de exercícios e cuidados com a saúde:
— Os cuidados com a saúde devem iniciar tão logo o indivíduo apresente algumas alterações funcionais. O ideal, entretanto, é que esses cuidados sejam feitos desde sempre, evitando, assim, um envelhecimento precoce.
Quais são os principais objetivos da fisioterapia geriátrica?
A fisioterapia geriátrica é um segmento fisioterápico que trata exclusivamente das pessoas da terceira idade. A professora explica como funciona essa prática.
— A Fisioterapia Gerontológica tem como principal objetivo retardar os efeitos deletérios do processo de envelhecimento, comum a todos nós e inevitável — afirma.
Oltramari diz que o trabalho da fisioterapia é, em primeiro lugar, o de prevenção.
— Se considerarmos que algumas alterações irão ocorrer naturalmente, a fisioterapia poderá intervir precocemente, garantindo, assim, uma atenção plena à saúde aos pacientes idosos — salienta.
O curso de Fisioterapia da FSG prepara os estudantes para trabalhar com idosos?
De acordo com Gisele Oltramari, o curso de Fisioterapia da FSG prepara os estudantes para trabalhar com pessoas de todas as idades.
— Temos um diferencial: trabalhamos com projetos de extensão onde, além do conteúdo aprendido nas disciplinas, os acadêmicos têm à disposição projetos variados, como atendimentos fisioterapêuticos ofertados à comunidade, onde são realizados atendimentos para pacientes em todas as faixas etárias — explica.
Além disso, a professora enfatiza que os diferenciais do curso do Centro Universitário da Serra Gaúcha são embasados pelo reconhecimento das instituições governamentais:
— O curso de Fisioterapia da FSG possui nota 4 no Enade, sendo reflexo do esforço e comprometimento do quadro docente em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
A professora utiliza o exemplo dos egressos do curso para demonstrar como a FSG está preparada para oferecer aos estudantes o melhor ensino na área.
— Nossos egressos são frequentemente contratados para oportunidades em hospitais de Caxias do Sul e região, além de clínicas multiprofissionais e instituições de referência na cidade. Temos empenho em formar fisioterapeutas humanizados e eticamente comprometidos com seus pacientes — conclui.
Torne-se um profissional do futuro
A FSG está com o processo seletivo aberto para você que ama trabalhar com saúde e pessoas e quer se tornar um ou uma fisioterapeuta capacitado para lidar com pacientes de todas as idades.
Acesse nosso site e confira as oportunidades para se tornar estudante do melhor centro universitário da região.