O retorno do feriadão, no domingo (17), deve ser movimentado para quem utilizar a Rota do Sol no sentido Litoral-Serra. É o que projeta o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), que registrou cerca de 22 mil veículos na rodovia em direção às praias entre quinta à noite (14) e o início da tarde de sexta (15).
Durante a manhã desta sexta, a fila de veículos chegou a ser de 30 quilômetros entre o bairro Santa Fé e o distrito de Fazenda Souza.
De acordo com o capitão Melk Lima de Almeida, do CRBM, a orientação para os motoristas que quiserem evitar o "arranca e para" é retornar no primeiro horário da manhã de domingo (17).
— Sabemos que isso varia com relação à situação climática, porque, se é um dia de sol, o pessoal acaba preferindo sair no final do dia ou à noite. Quem sair no final do dia e parte da noite, com certeza vai enfrentar lentidão — acredita.
Para quem puder sair na segunda-feira (18) pela manhã, a perspectiva é de menor movimento na Rota do Sol.
— Com isso, nós conseguimos aliviar um pouco esse congestionamento, que é praxe nestes feriados no fim da tarde do domingo e durante quase toda a noite — explica o capitão.
De acordo com o CRBM, a tendência é que mais veículos sigam no sentido Litoral Norte até a manhã de sábado (16).
— O movimento está dentro da média do que nós analisamos. Fizemos uma análise comparando com outros feriados, principalmente o de Carnaval, e está na mesma média — analisa Almeida.
Durante a quinta e a sexta-feira não foram registrados acidentes graves ou com óbito na Rota do Sol.