Importante indutor da economia caxiense, a Feira do Agricultor comemora 45 anos de fundação neste sábado (23). E foi com um evento especial, realizado na Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa, que os produtores rurais se reuniram para celebrar a data. A feira é organizada pela Associação dos Feirantes de Caxias do Sul.
Às 7h, uma solenidade marcou a comemoração. Com falas do presidente da associação, Roque Menegol, da prefeita em exercício, Paula Ioris, e uma bênção dada pelo frei Jaime Bettega.
Menegol destaca que chegar aos 45 anos é um marco importante para o desenvolvimento da cidade e dos próprios produtores, e disse que espera que a feira continue crescendo nos próximos anos.
— O que marca os 45 anos da Feira do Agricultor é a união de todos os agricultores e o sustento deles e de várias famílias — afirma.
Em um ano difícil com a tragédia climática de maio, Roque afirma que é importante um momento com a celebração deste sábado.
Entre os produtores estava Sinildo Paulo Pellenz, 75 anos, que em 1979 lutou para colocar a feira de pé. Natural da Linha Temerária, em Nova Petrópolis, mora há quatro décadas em Caxias.
— É o meu sustento. O que eu tenho na vida é através da Feira do Agricultor, criei cinco filhas dentro do caminhão, e eu tenho que a agradecer à Feira e a minha família — diz o produtor.
A primeira Feira do Agricultor de Caxias do Sul foi realizada em 23 de novembro de 1979, quando um grupo de 10 produtores inaugurou o formato nas proximidades do Estádio Alfredo Jaconi. Atualmente, 138 participantes cadastrados na prefeitura vendem produtos em 34 pontos da cidade, cinco dias por semana (de terça até sábado).
A feira contempla dois tipos de feirantes: os que são produtores e vendem os próprios produtos na época de maior demanda, e aqueles que são apenas vendedores, que compram e repassam produtos que não estão na época de safra ou que não estejam sendo produzidos em Caxias, como a banana, por exemplo.
Após a solenidade, o grupo Os Andarilhos realizou um show na feira, houve a distribuição de pipoca, salgados e café aos presentes.