A companhia aérea Voepass encerrou o voo que ligava Caxias do Sul ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A última operação ocorreu sábado (26).
Os voos eram realizados desde o dia 31 de março, em parceria com a Latam. Na época, a Latam transferiu a ligação de Caxias com Guarulhos para o aeroporto de Congonhas. Com isso, a Voepass ficou responsável pela operação no maior terminal do país. Desde a última segunda-feira (21), a Latam mantém o voo para Guarulhos com aeronaves Airbus A320 e encerrou a ligação com Congonhas. A mudança ocorreu em função da reabertura do aeroporto Salgado Filho.
De acordo com a direção do aeroporto Hugo Cantergiani, a empresa está fechando bases operacionais em várias cidades do país. No estado, as operações em Porto Alegre, por exemplo, também foram encerradas.
— Foi uma decisão operacional deles — afirma o diretor do aeroporto de Caxias, Cleberson Babestki.
Os voos era realizados diariamente, à tarde, com aviões ATR-72-500, com capacidade para 70 passageiros. A implantação do voo da Voepass em Caxias fez parte de uma estratégia da empresa de ampliar operações nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.
No dia 9 de agosto, porém, um ATR-72-500 que decolou do aeroporto de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, caiu sobre um condomínio da cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. As circunstâncias da tragédia, que matou 62 pessoas não estão totalmente esclarecidas, mas uma das principais hipóteses é de que tenha ocorrido formação de gelo nas asas. A aeronave acidentada esteve em Caxias dois dias antes da queda.
Após o acidente e com um avião a menos na frota, a Voepass suspendeu operações para 13 destinos. O encerramento era temporário e permaneceria até o último sábado, quando entraria em atividade uma malha reprogramada. Naquele, momento, porém, a empresa optou por manter o voo para Caxias do Sul.
Em nota, a Voepass disse que iniciou uma nova malha no último domingo (27) e que, com a readequação, deixou de voar para cinco destinos. Em compensação, incluiu Pelotas e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, entre os locais atendidos (leia íntegra do comunicado abaixo).
A empresa
A Voepass foi criada em 1995 e tem sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Com foco na aviação regional, anteriormente operava sob o nome de Passaredo. No Rio Grande do Sul, a empresa também fazia a ligação de Porto Alegre para Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana por meio do acordo operacional com a Latam.
Nota da Voepass
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que iniciou no dia 27 de outubro sua nova malha aérea com dois novos destinos, os Aeroportos Internacionais de Galeão (RJ) e Pelotas (RS). Com isso, a companhia passa a atuar nos seguintes destinos nesta temporada que irá até o início de janeiro de 2025: Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), São Paulo pelo Aeroporto de Congonhas (SP), Rio de Janeiro pelo Aeroporto Internacional de Galeão (RJ), Juiz de Fora (MG), Zona da Mata (MG), Presidente Prudente (SP), Ipatinga (MG), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Joinville (SC), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Carauari (AM), Manaus (AM) e Porto Urucu (AM).
Com a readequação, cinco destinos deixam de fazer parte da malha da companhia: Caxias do Sul (RS), Maringá (PR), Santo Ângelo (RS), Uruguaiana (RS) e Rio de Janeiro pelo Aeroporto de Santos do Dumont (RJ).
Os passageiros que adquiriram bilhetes no período dos trechos cancelados serão tratados conforme a Resolução 400 da ANAC.