A concessionária Imobi All Space Infront Spe S/A está autorizada a iniciar a implantação e substituição de placas de identificação de ruas em Caxias do Sul. A ordem de serviço foi emitida no fim da semana passada e dá início ao contrato de 20 anos da parceria público-privada (PPP). O primeiro ponto a receber as novas placas será o cruzamento das ruas Sinimbu e Dr. Montaury, no centro. A instalação, contudo, vai ocorrer durante um ato marcado para o dia 22, às 10h.
A empresa terá que implantar e manter quase 19 mil placas de identificação de ruas em todos os cruzamentos do município, tanto na área urbana, quanto na zona rural. A remuneração pelo serviço será pela exploração de espaços publicitários, sem despesas para o poder público.
Do total de placas previstas, 2.495 serão fixadas em postes próprios em cruzamentos — são os chamados conjuntos toponímicos — e outras 16.495 deverão ficar em postes de energia ou construções. O prazo para implantação de todas as placas é de dois anos, mas metade precisa ser fixada ainda no primeiro ano de contrato.
A prioridade será para pontos onde atualmente não há placas ou onde elas estão desgastadas. A empresa também terá que manter equipe de plantão e reparar placas danificadas em até dois dias, em caso de manutenção, ou em 24 horas, em casos emergenciais, como acidentes.
As placas também vão adotar uma nova característica. Além do nome da rua de forma resumida e completa, CEP e numeração das construções, os identificadores vão apresentar informações relativas àquela denominação. No caso de um personagem histórico, por exemplo, vai haver a explicação de quem foi a pessoa. As cores das placas não serão alteradas, mas elas serão maiores do que as atuais, com 90 centímetros de largura e 60 centímetros de altura.
Plano de implantação aprovado
A autorização para início do trabalho ocorre após uma série de trâmites já previstos no contrato e que tiveram início com a definição do consórcio vencedor da licitação, em abril. O grupo é formado pela Imobitarget Comunicação Visual Ltda (Grupo Imobi), pela Infront Mídia Comércio e Representações Ltda e pela All Space Propaganda e Marketing Ltda.
A Imobitarget já detém o contrato das placas de rua de Porto Alegre. A Infront mídia tem sede em Caxias do Sul e experiência em publicidade externa, enquanto a All Space tem origem em São Paulo.
Após vencer a concorrência, o consórcio precisou formar uma sociedade de propósito específico (SPE), a empresa que efetivamente prestará o serviço em Caxias. O processo acabou atrasando em função da enchente de maio e paralisação dos serviços da Junta Comercial do Estado e da Secretaria da Fazenda. Após a assinatura do contrato, em agosto, a empresa teve 30 dias para apresentar um plano de implantação dos identificadores, que já foi aprovado pela prefeitura.
Para ter o direito de explorar o serviço, a concessionária precisou pagar R$ 1,3 milhão de outorga. Ao longo do contrato, ela também terá que destinar 2% da receita bruta anual à administração municipal.