Abóboras com rostos, fantasmas, caveiras e chapéus de bruxas em tons de laranja, roxo e preto decoram prateleiras de comércios em Caxias do Sul para o Halloween, comemorado nesta quinta-feira (31). Também conhecido popularmente como o Dia das Bruxas, a data ainda não está entre as principais geradoreas de vendas para os comerciantes da maior cidade da Serra, mas agrada os lojistas.
No centro da cidade, por entre os corredores de uma loja de roupas, pequenos bonecos e fantasmas pendurados fazem alusão ao Halloween. Além disso, roupas e fantasias são expostas na entrada da loja. De acordo com a supervisora de vendas do estabelecimento, Jéssica Souza, os clientes são comumente atraídos pela decoração.
— Todo ano buscamos entrar no clima da brincadeira e da comemoração e vemos que tem resultado. Muitas pessoas vão em festas e procuram fantasias, quando passam na frente da loja e veem os manequins prontos com algum acessório diferente, compram todas as peças porque assim não precisam se preocupar já que está tudo pronto. Então, todo ano fazemos e vemos que é uma forma de engajar os clientes e acrescentar nas nossas vendas — afirma a supervisora.
As decorações alusivas também estão em uma loja de cosméticos e bijuterias do município, mas não são apenas os detalhes por entre os produtos que chamam atenção. Quem passa pela Avenida Júlio de Castilhos percebe o tema de Halloween estampado nos rostos das vendedoras Tatiane dos Santos e Tais Silva dos Santos.
— Todo ano nós decoramos, nos maquiamos e no dia 31 nos fantasiamos também. Colocamos a decoração aqui na metade de outubro para chamar atenção e percebemos que as pessoas param para olhar quando a loja está decorada. O Halloween é uma data que está trazendo um retorno positivo e tentamos criar e mostrar o que conseguimos fazer para atrair o público — afirma Tais.
A magia do Halloween é uma das datas preferidas de uma loja que comercializa itens exotéricos do Centro de Caxias do Sul. O local, que já é popular entre os clientes por ter a bruxa Durvalina entre a decoração, é bastante procurado para o Dia das Bruxas.
— Somos uma loja mais temática, temos bastante bruxas e sempre fazemos essa decoração de Halloween. Os clientes procuram bastante a loja nessa época e temos um retorno positivo. Mesmo vendendo itens mais exotéricos, costumamos decorar a loja em outras datas comemorativas também, para chamar a atenção e atrair o clientes — afirma a vendedora Kerolen Santiago.
Por que dia 31 de outubro é comemorado o Halloween?
Por trás da festa de Halloween existe uma história de celebração pagã, levada aos Estados Unidos pelos irlandeses. Nas culturas celtas, o dia 31 de outubro marca o início dos dias frios, com o inverno chegando em dezembro no Hemisfério Norte. A data era conhecida como o Dia de Samhain, uma celebração de três dias que lembra o "Dia dos Mortos", marcado pelo retorno deles ao mundo em que vivemos.
Segundo a coordenadora acadêmica do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, Natália Matte, porém, na Idade Média, a igreja católica passou a condenar essas celebrações, rotulando-as como “Dia das Bruxas”.
Assim, o Dia de Todos os Santos foi alterado para 1º de novembro, data do Samhain, em uma tentativa de cristianizar o festival. Isso acabou misturando tradições pagãs e cristãs e, com o tempo, deu origem ao Halloween, junção em inglês das palavras hallow, que significa santo, e eve, que significa véspera.