Caxias do Sul, assim como todo o Estado, voltou a ter piora na poluição nesta segunda-feira (23), quando a qualidade do ar passou a ser considerada insalubre para grupos sensíveis, segundo medição do site suíço IQAir. A situação é em decorrência da fumaça das queimadas que atingem o Brasil e países vizinhos, que chegou com mais força no Estado.
Nesta segunda, Caxias do Sul registra um índice de qualidade do ar de 158. O número é registrado no painel que monitora a quantidade no ar de um poluente chamado PM2,5 – partículas em suspensão com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros associadas a doenças e mortes causadas por doenças cardíacas ou pulmonares.
O índice é 13 vezes superior à recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nessa condição, a indicação é de que grupos sensíveis à poluição evitem exercícios ao ar livre, fechem as janelas para evitar o ar externo sujo, usem um purificador de ar, além de utilizar máscara na rua.
Na terça-feira (24), o valor apontado pelo IQAir deve passar para 127 em Caxias do Sul, número que está na faixa como não saudável para grupos sensíveis. Na quarta (25) e na quinta (26), o número de partículas PM2,5 em Caxias diminui para 99 e 80, respectivamente, montantes que entram em patamares moderados, resultado da perda de força da fumaça e quantidade de poluentes.
A qualidade do ar em Caxias volta a ser considerada boa apenas na sexta-feira (27), quando o valor apontado pelo IQAir deve ser de 39.
Municípios da Serra com índices de qualidade do ar insalubres para grupos sensíveis nesta segunda:
- Farroupilha (143)
- Bento Gonçalves (147)
- Flores da Cunha (135)
- Vacaria (126)
- Nova Petrópolis (136)
- Canela (129)
- Carlos Barbosa (147)
- Veranópolis (147)